Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

quinta-feira, julho 19, 2007

Reflexões "a latere"

Ontem ia para casa, ainda a pensar no telefonema do Indivíduo.
Dei-me conta de que, durante 3 anos lhe tenho vindo a aturar atitudes e palavras cujo teor oscila entre o surreal e o obsceno. Já fui vítima de agressões físicas e verbais, de atropelos à minha privacidade, de ofensas à minha integridade pessoal e de ameaças.
Ainda assim, nunca respondo com injúrias, nunca faço comentários à vida pessoal do Indivíduo e, inclusivé, já o ajudei em variadíssimas situações. Sou incapaz de lhe fazer perguntas de índole pessoal, tais como "estás feliz agora com a tua namorada?" ou "e como corre o teu trabalho?"... há espaços e limites que não devem ser ultrapassados. Eu percebi isso no instante em que saí de casa. Apesar disso, sempre tento que a relação seja civilizada, educada, mesmo quando me chama cabra ou outra coisa melhor, ou quando questiona a minha índole e conduta moral com base em ideias que construíu sozinho e que não correspondem de todo ao real...
Poucas pessoas entendem esta minha postura. Na verdade, já muita gente me perguntou como é que eu ainda lhe falo...
O meu raciocínio tem sido o seguinte:
o indivíduo é pai dos meus filhos; logo, tenho de o respeitar por isso para também me fazer respeitar.
Apesar de o ele não o fazer, eu insisito na minha conduta, pois acredito que um dia ele há-de compreender que não vale a pena alimentar um conflito que está morto e enterrado.
Ele ainda está muito, mas mesmo muito, longe disso.
Falta-lhe crescer mais um pouco. Ainda usa calções.
Mas ainda deve lá chegar...
Claro que uma pessoa também não é naïf a vida toda.
Claro que uma pessoa tem limites, e o meu foi atingido.
Claro que outras medidas se impõem agora...

27 Comments:

At 1:50 da tarde, Blogger José Marau said...

É complicado respeitar alguém que persiste em não nos respeitar.
Mas tb é fácil falar de fora.
Logo, só me apraz dizer: Força!!!
Bjs*

 
At 2:51 da tarde, Blogger Maria Papoila said...

Olá!
O conselho que te dei no post anterior não é para agradecer, é para por em prática.
É que agora que estás a morar com outra pessoa, deves começar a preparar-te para as verdadeiras retaliações. É pena, mas é assim mesmo. Os homens até podem tentar engolir que já não os queremos, mas nunca engolem que já partimos pra outra e que estamos felizes!Por aquilo que contas do teu ex, vais por certo ouvir coisas do género "era o que me faltava pagar a pensão para andar a sustentar o teu namorado" e outras coisas piores.
Assim, continua a manter a calma, porque só assim não perdes a razão.
Vai juntando as contas dos iogurtes, do nestum, dos sapatos, das mochilas, das actividades, dos medicamentos e de tudo o mais que os teus meninos precisem.
Não falo por experiência pessoal, mas já vi muita coisa neste âmbito dos divórcios, por isso, cuidado e calma,ok?

 
At 5:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu sei o difícil que é! eu sei... e momentos houve em que me esqueci até do quão difícil era... esqueci-me... por isso, sei bem quando te digo: estás a fazer o que é mais certo, por ti e, especialmente, pelos teus filhos... como tu dizias: inspira, expira...

 
At 10:51 da tarde, Blogger RMB said...

és grande. e vais ser capaz de manter essa postura - agora que começas uma vida outra vez. e é tão bom quando o nosso respeito passa assim por cima da cabecinha de gente pequena. uiii sabe tão bem.
bjs

 
At 11:27 da tarde, Blogger leao.xxi said...

Ao menos, podes caminhar de cabeça erguida!!!!!
Muitas beijocas e força

 
At 11:36 da manhã, Blogger Nelson said...

há um livro que és capaz de achar interessante. É de Nazaré-Aga e chama-se "Os manipuladores estão entre nós".

Recomendo-o vivamente. És capaz de reconhecer metade das situações que te são lá apresentadas.

 
At 1:44 da tarde, Blogger Kel said...

O blogue está espectacular mesmo. Podes adicionar o meu blogue ai no teu se faz favor? O meu terá pensamentos meus, dedicatórias e diab a quatro sobre a amizade. para quem quiser ver é só comentar. http://memyselfandijustme.blogspot.com/

Beijoes

 
At 8:24 da tarde, Blogger Mary said...

Linda

Não tens de ter o mesmo comportamento dele mas...faltas de repeito não podes deixar que aconteça, mesmo pelos teus filhos.
Nunca tive problemas desses com o meu ex, foi sempre tudo muito civilizado, amigo mesmo, isto porque foi de comum acordo, não se deve arrastar relações.
Beijos
Isa

 
At 11:33 da manhã, Blogger Fora de mão said...

Se quiseres tenho o telefone de uns brasucas que lhe limpam o sebo, abrem a cova e enterram por 100 euros :-)
Não me perguntes é como é que eu o arranjei, ou como é que conheço tão bem as condições, ou o que é que aconteceu à minha ex. ... nada, ok????

 
At 11:06 da tarde, Blogger Ivar C said...

boa sorte.

 
At 9:22 da manhã, Blogger SOL said...

José,
é cansativa, mais que complicado, é cansativo, acredita!

Maria Papoila, já estou a organizar a escrita, à cautela!

PT, o que a gente treina a respiração, rapariga!! Não é? :º)

Gaguinho, quando consegues ter calma, é, de facto, muito bom sentirmo-nos superiores. Sem qq réstia de imodéstia.

Leão, obrigado!

Nelson, vou levar o livro que sugeriste para férias, pois vou!!

Kel, obrigada, em nome das três!

Mary, aqui não houve "prolongamentos"... Não é disso que se trata. Do que aqui se trata é de um indivíduo que, por ressentimento e pequenez de espírito, não consegue evoluir... repara, eu saí de casa há 3 anos! Entendes? O único prolongamento que aqui existe é a insistência do indivíduo em aborrecer-me e tentar complicar a minha vida. Mas repara que eu digo "tentar", ok? Fica bem.

Brutal, já percebi... o segredo é a alma do negócio, ok, tá certo! :º)

Bagaço, obrigado!

 
At 4:29 da tarde, Blogger Unknown said...

Pela segunda vez, visito o vosso blogue. Desta vez, a merecida análise e referência foi escrita no próprio blogue deste vosso vizinho.

Parabéns e continuação de bom trabalho/hobbie.

Medinos @ http://wickedpedia.blogspot.com/

 
At 10:28 da manhã, Blogger SOL said...

Medinos,
Obrigado pela visita e correspondente análise (com honras de um post inteirinho só para nós!! hein?!!!...)

Isto é como tudo... nós aqui damos cada uma de nós, o nosso ponto de vista; a outra parte, é como diz o nosso vizinho Casado, se quiser, que faça um blog e diga a sua!

Fica bem e volta sempre!

 
At 3:48 da tarde, Blogger Unknown said...

Cara Sol,

Sabes que a cusquice da vida alheia é um defeito natural de muita gente. É um dos meus também. Sendo assim, aguardo novas histórias vossas com a mesma ansiedade com que aguardo um filme que eu goste.
Abraço

 
At 5:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá!Quando encontrei este blog li-o de fio a pavio e passei a ser uma visitante assídua. Diversas vezes conformei-me, outras tive vontade de comentar, mas desta vez não conseguir MESMO ficar indiferente. Sol, os meus parabens pela postura e pela determinação, apoio firmemente a tua convicção em proteger os teus filhos, mas estaria a mentir se dissesse que concordo que o teu ex mande umas bocas foleiras acompanhadas de uns adjectivos pouco decentes e que faças ouvidos de mercador (mm que faças das tripas coração para fazê-lo)...é que se é pai dos teus filhos, tu és mãe dos filhos dele e por vezes é preciso partir a louça, afinar os travões, porque o respeitinho é lindo e ele não conhece limites comportando-se como uma criança mimada. Boa sorte na tua nova vida a dois e que sejas feliz, pq se aturaste essa "pessoa" com tanta paciencia e sangue frio mereces de certeza.

 
At 3:06 da tarde, Blogger Schmeichel said...

Acho que podes começar a usar o termo "Dilbertiano" para definir o teu ex: Indevíduo.

Realmente tem de crescer. O problema é que se não o fez até agora...

 
At 4:48 da tarde, Blogger rascunhos said...

Um dia ele vai desistir de te ofender ( repara que propositadamente não utilizei a expressão "largar os calções" )

mas gabo-te a paciência!


http://rascunhandoporai.blogspot.com

 
At 5:50 da tarde, Blogger Adriano Bichano said...

Vai ser muito difícil ele largar-te. Tu és branda demais. Muda a tua conduta.

 
At 1:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nao tens de o insultar tambem, mas nao tens de o aturar. Simplesmente, tudo o k nao seja sobre os miudos, nao respondas, nao toleres. Acho uma falta de respeito da parte dele contigo, mas tb acho uma falta de respeito que tens ctg propria ao aturar essas coisas.
Eu sei que nao me conheces, mas tinha de te dar a minha opiniao. Eu ja estive em situaçao parecida.
Bjos,
Mafalda

 
At 6:33 da tarde, Blogger Unknown said...

Estou muito aborrecido. Diria mesmo mais, estou deveras chateado. Até poderia dizer que estou fodido mas a minha idade obriga-me a uma postura mais educada. Quando é que existem novos posts?

 
At 11:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Descobri hoje este blog.
Li tudo pq a situação é muito parecida.
Só autro o que tem haver com o meu filho, que não tem culpa de nada e é filho do meu "individuo".
Não o insultares é sinal que ele é passado... É bom..
P

 
At 4:51 da manhã, Blogger LopesCaBlog said...

Complicado.
Ainda bem que pelo menos um dos dois tem maturidade para lidar com a situação.

 
At 5:59 da tarde, Blogger MEIO MALUCO said...

Olha, eu conheço uns tipos, fazem uns trabalhinhos, são discretos, não deixam pistas, e ainda podes escolher entre os vários tipos de "serviço":
Coma;
Passar o resto da vida a comer por uma palhinha;
passar o resto da vida numa cadeira de rodas;
ou limpeza do sebo;

tou a reinar (só espero é não te ter dado nenhuma ideia)
Acho a tua atitude estranha, mas estranhamente compreendo-a, mas deixa lá, pode ser que melhores dias virão.

 
At 10:27 da manhã, Blogger Lígia said...

Parece que ja cheguei tarde, de qualquer forma queria deixar aqui um "Caga nisso pá!". Nós somos superiores a essas cenas, ele faz isso porque sabe que te atinge na ferida. Beijocas

 
At 12:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu sou nova nos comenários, mas já há algum tempo que os acompanho. Estou com a Maria Papoila, ela é que está certa. põe-te a pau...
Não é para te desiludir mas o meu ex ultimamente, não se aproxima sequer de alguém que eu tenha conhecido.Força sempre.

 
At 9:18 da tarde, Blogger Relembrar os anos oitenta said...

Gostei do teu blog passa pelo meu e deixa um comentário

http://remember80forever.blogspot.com/

 
At 11:41 da tarde, Blogger Humberto Costa said...

olá Sol!

Antes demais, os meus parabens por teres a coragem de falar desses assuntos num blog!
Infelizmente, tenho amigas na tua situação. Onde eles arranjaram outras mulheres, mas parece que nao largam a base, mais que nao seja para chatiar!

Concordo a 110% com a maria papolia, e deves e tens de ser muito superior e SUPER inteligente para lhe fazer realmente "a folha" por meios legais. Só te digo uma coisa, nao sei se tens irmãos, mas se nao for o caso é pena! Porque o teu ex merecia era um acerto para acalmar os animos (isto porque se bem percebi já foste agredida fisicamente certo?), porque o teu ex é nada mais nada menos que um individuo complexado, encornado e cobarde (desculpa dizer-te, mas homens desses, metem-me nojo e faz-me ter vergonha de ser homem, para n falar nas agressoes, que é das coisas que mais me revolta na vida!).

Ele pode ser o pai dos teus filhos, mas nao é mais do que isso, e isso nao quer dizer que tenhas de lhe dirigir a palavra. Eu espero sinceramente que estejas mesmo com as forças que dizes ter (tb já lá vao 3 anos, mas ...), porque se for esse o caso é muito bom para ti! Agora, ele vai sempre tentar apanhar os teus pontos fracos e explorar ao máximo.
Deixo-te aqui um exemplo:

Uma amiga minha, com 37 anos e um puto a maneira de 7 anos, está separada desde que o puto nasceu, e o pai dele continua a incomodar a rapariga por tudo e por nada e a fazer filmes. Durante esse tempo, o individuo arranjou outra mulher da qual teve mais um filho que nem sequer reconheceu. Ora o individuo com a minha amiga tinha um copormante de autoritario, mas por incrivel que pareça, tinha medo da outra mulher. O porque é muito simples. Entao o gajo tinha a mania de perseguir a minha amiga, fazer vida negra, enfim, filmes! A outra nao foi de modos, quando o gajo começou com merdas, ela vai numa de andar atrás dele a perseguir o gajo e aparecer de supresa quando ele andava nos engates (porque ao que parece um gajo é um surfista playboy), resumindo e concluindo, a outra fez-lhe a vida negra de tal maneira, que o gajo foge a sete pés.
Moral da historia, o feitiço virou-se contra o feiticeiro. O mais importante é nao se fazer as coisas de cabeça quente, nem emocionalmente.
E quanto ao conselho do brutal ... olha que se abrires um FUNDO eu vou contribuir lol


Jokas

 

Enviar um comentário

<< Home