Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Yes, I do.

Faz hoje anos que vesti um vestido de noiva, subi ao altar pelo braço do meu pai e me sentei ao lado esquerdo do Paulo, perante Deus.
Faz hoje anos que prometi amá-lo e respeitá-lo na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, todos os dias da minha vida.
Faz hoje anos que assinei um contrato de casamento no regime de separação de bens, que legalmente ganhei uma sogra e uma cunhada e me tornei oficialmente mulher de alguém.
Faz hoje anos que tirei muitas fotografias, que inaugurei um baile e que (não) tive uma noite de núpcias.

Faz hoje anos que acreditei.
E volvidos que estão esses anos, ainda tenho uma ferida aberta cá dentro que, desconfio, nunca vai cicatrizar.

34 Comments:

At 12:49 da tarde, Blogger OFyT said...

hooo...n fique triste...um dia vai ver este dia apenas como lembrança.
Sorrir Muito, tentar aliviar o coraçao, mesmo que chorando vai fazer bem, sentir-se-a mais leve.
Big Smille & Be Happy:-)
ofyt

 
At 2:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também casei, também acreditei, também me separei. Apesar de não ser propriamente amiga do meu ex guardo todas as fotografias do meu casamento com muito carinho e lembro aquele dia e todos os momentos seguintes com muita saudade. As feridas essas apareceram depois, e não deixei que manchassem o meu vestido de noiva.
Hoje estou muito diferente, tenho outro amor, outras fotografias para guardar, mas as outras terão sempre um lugar na minha gaveta.

Muitas felicidades!

Pergunta indiscreta: e não tiveste noite de nípcias porquê?

 
At 2:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

contratos .... os casamentos não passam de contratos, e o eterno ... parece ser muito tempo.

 
At 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e ele lembrar-se-á do dia?
e ele merece que te lembres?
e a vida é assim tão comprida para perder tempo a carpir mágoas?
e seremos todos iguais?
e se começares a viver com toda a força?
as "contas" fazem-se no fim. O saldo está negativo?Bora lá alterar essa merda!
c.

 
At 4:17 da tarde, Blogger LoiS said...

Issima

Um Beijo !

 
At 4:29 da tarde, Blogger Miguel said...

Muito bom o comentário do anonymous!
Tenho um pequeno ritual de vida que pretendo manter até ao fim. É tão simples como ter consciencia do momento presente. Mesmo nos momentos mais simples da vida. Consiste em apreender um momento. ter consciencia plena de que se está vivo. Do cheiro, do som circundante, da luz e mais importante, do que se sente em determinado momento, como observar um pôr do sol, o rosto de um idoso, o sorriso de uma criança, saborear um café num lugar distante, uma conversa com um amigo. Por outras palavras, não viver em piloto automático! Ter consciencia deste momento presente que se está a viver!
Falar é fácil, mas este pequeno ritual já me ajudou a ultrapassar alguns maus bocados e reparar que o copo afinal está meio cheio...
L.

 
At 4:49 da tarde, Blogger Eumesma said...

Pois é...um dia irá cicatrizar, podes crer.
E um dia irás encarar essa dia, como um dia semelhante a tantos outros. Ou pelo menos não o verás com mágoa. Acho que nos casos de divorcio existem várias fases: a fase da descrença, da revolta e depois do "luto", e para todas elas há um tempo.
E como o tempo tudo cura...

Para mim, o dia em que casei já é igual a outro qualquer, ás vezes até me esqueço, apesar de ainda existirem muitos sentimentos de vária ordem...
Eu, passados 4 anos tb ainda não consegui fechar a ferida, mas consola-me saber que um dia (não sei quando, mas tb não é isso que interessa) isso irá acontecer...

Fica bem! :-)

 
At 5:28 da tarde, Blogger Maríita said...

Vai cicratizar, tenho a certeza e para te ajudar está lá a MA todos os dias da tua vida, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, para o melhor e o pior.

Beijinhos minha querida

 
At 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há 5 dias atrás escrevi um post com a mesma temática. A mha lição foi aprendida e encarada de maneira diferente. Já diziam os Monty Pittons "Always look on the bright side of life"

 
At 6:00 da tarde, Blogger SOL said...

Querida, há-de vir o dia em que, quando o vinte e um do nove chegar vais ter a sensação de ter feito algo muito especial um dia... de teres vivido algo que, já em tons sépia, foi especial... e te deu a tua rainha...

Um beijo. E um abraço assim muito apertadinho!

(miôco, miôco,... ;o)...)

 
At 7:02 da tarde, Blogger Alentejano said...

Apesar de tudo um bonito POst.

 
At 7:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Paciência ...

 
At 7:32 da tarde, Blogger Araj said...

porquê recordar o passado??? quando o presente foi um presente que nos foi dado?!?!?

(Palavras fáceis de dizer mas de actos difíceis...)

 
At 9:32 da tarde, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Ei, ei, ei! Que negativismo é este? Ainda há quem acredite no Pai Natal, ok? Eu houve uma vez que dei cá um malho com uma bicicleta que pensei que o meu nariz nunca mais ia ser o mesmo. Infelizmente voltou a ser grande como sempre...

 
At 9:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um beijinho muito grande e deve ser um dia muito dificíl principalmente para quem fez de tudo para que as coisas serem diferentes mas infelizmente há pessoas no mundo que não nos merecem e prontos!!!

Força amiga

beijinhos

 
At 9:56 da tarde, Blogger Ck in UK said...

Divissima, isto ha e que olha pra frente em vez de olhar pra tras. Ja passou. Isto se a gente se anda sempre a lastimar das dores que tem, da perna fraca, nunca mais aproveita a outra perna que nao e fraca, entendes?

Pra frente , rapariga. Bora la. Energia, que ja sofreste com essa separacao muito mais do q tas a sofrer agora. e amanha vais sofrer ainda menos. e um dia ja nao vais sentir mais.

 
At 10:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa noite e desculpe intrometer-me no seu cantinho bonito.
De vez em quando navego por alguns blogs que gosto de ler. Hoje li o seu 21.09 e, como mulher já muito velha e que também passou por um divórcio (nessa altura pensei que o mundo inteirinho ia acabar ali, naquele dia, no momento, no dia seguinte... já não valia a pena, nem levantar, "pintar o olho", sair, ir às compras) quero dizer-lhe que o tempo encarregar-se-á de a fazer esquecer. Passa com o tempo. Acredite que hoje, muitos anos depois do meu "sim", o tal dia é um dia do mês... se for fim-de-semana é bem bom -:)
Consigo vai acontecer o mesmo, pode crer.
Um abraço e muitas felicidades.

 
At 10:58 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Bem sei o que sentes...
Mas... acreditas que já nem tropeço nesses dias (casamento e divórcio)?! por um acaso, na maioria das vezes, vem-me à memória passado um mês ou 2.
Bem sei que temos formas muito diferentes de estar na vida, mas... quem disse que o sonho acabou? e se ele acabou, não é verdade que há tantos sonhos que acabam, que se transformam, que evoluem? e não haverá sonhos que não fazem mesmo sentido?
o que dói mesmo é a solidão... a ausência do acto de partilhar... mas isto acontece igualmente nos melhores casamentos.

beijo do tamanho do mundo!
Tu aguentas-te! Tu és uma fortalhaça!!!

 
At 10:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Div,

Nunca passa!Deixa sempre marcas e magoas!Mas a vida continua e melhores dias virão...acredita que sim!Eu acredito!A vida é bela de mais e curta para vivermos o passado!Força!

Beijoas

 
At 10:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Casei no dia 14/7, divorciei-me no dia 14/7 (foi uma absoluta coincidência), ao fim de 14 anos de casamento...
Passados 2 anos, ainda não recuperei do tsunami que varreu a minha vida...Mas sobretudo, a cada 14/7 que passa, nem sei bem o que comemore...se a ingenuidade do sonho do "viver feliz para sempre" ou a dor de ter perdido um porto de abrigo...

 
At 12:23 da tarde, Blogger Issima said...

ofyt,
Obrigada.
Sorrir é o que me vai valendo... e ver sorrir... : )

beta,
não tive porque... bem, é uma longa historia... um dia destes faço um post sobre isso... : )

(nes)quick,
às vezes é complicado não me prender ao passado. Mas sim, vou tentar... alias, vou tentando

maria da rosa,
sim, e os contratos fizeram-se para serem violados.

c.
ele não se lembra, certamente. tenho a ceretza que não.

Lois,
obrigada, querido.

 
At 12:28 da tarde, Blogger Issima said...

name,
obrigada pelo teu comenatrio. Fizeste-me pensar. Se bem que essa teoria é brilhante, no doubt, mas um bocadinho lírica.
Ainda bem que resulta para ti.

eumesma,
tantas semelhanças... : )

maria,
a rainha é a maior... advinha com quem fui jantar ontem? com o amor da minha vida, pois claro!! : )

estrunfina,
grande filme, esse... : ))

 
At 12:31 da tarde, Blogger Issima said...

sol,

foi ver-me aqui lavada em lágrimas e a rir à gargalhada... : )
amo-te, mulher!!

 
At 12:36 da tarde, Blogger Issima said...

alentejano,
obrigada. foi sentido, isso é certo.

araj,
pois que é bonit, sim senhor. : )

b.,
se morasses mais perto desafiava-te para um gelado... podíamos perder a cabeça e comer um double... : )
um beijo sentido, querida.

(puro) rafeiro cheiroso,
mas no pai natal eu acredito... no aor é que não... e tu tens assim um nariz tipo Cyrano ou tipo julio isidro? : )

patrícia,
as datas são uito complicadas de reviver... mas hoje já é outro dia... já é dia 2... e faz hoje anos estava eu a embarcar de avião!! : )

ck,
é isso mesmo, querida. )
obrigada...

 
At 12:38 da tarde, Blogger Issima said...

margarida,
intrometa-se sempre que quiser. é sempre bem vinda aqui e nunca será lida como intrometida..: : )
gosto de a ter por cá.
obrigada pela força e pelo carinho. E pelo exemplo.
Um grande beijo.

 
At 12:41 da tarde, Blogger Issima said...

DIV,
obrigada querida. : )

loirinha,
é mesmo esse o espírito... : )
obrigada.

lua,
"...se a ingenuidade do sonho do "viver feliz para sempre" ou a dor de ter perdido um porto de abrigo..."
exactamente o que sinto... sem tirar nem por...
Obrigada por me entenderes tão bem... : )

 
At 3:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Falta pouco. Um a dois anos é o tempo de nos libertarmos da tristeza e conseguirmos olhar o sol, de frente, sem óculos escuros. Nesse dia, lembrar-te-às de tudo com um sorriso, talvez alguma saudade pelo momento único, mas serás feliz, porque livre. Sei do que falo.

 
At 3:31 da tarde, Blogger Issima said...

Cyrano... já passaram mais uns anos do que esses um ou dois que falas... achas que há esperança?
: )

(amei o teu sentido de humor... já te li, na diagonal, apenas, mas gostei muito do que li. Passo lá daqui a mais um cadinho com mais dignidade... ainda tenho que ir ali fazer justiça e já venho... : )))

 
At 4:48 da manhã, Blogger Pig said...

Vamos festejar?

LOOLLLL

 
At 7:14 da tarde, Blogger Lígia said...

vai sim! tudo tem cura, menos a morte. Dá tempo ao tempo, tudo sara. Beijos

 
At 11:35 da tarde, Blogger João JR said...

Ora então boa noite..este post é..nem sei que diga! Até abanei...o dia 21 é um dia negro para mim tb, porque as coisas mais tristes aconteceram me sempre em dias 21!
Parabéns por este teu espaço sentido, pelas boas palavras amigas que aqui tens, e pela tua transparência na forma como escreves. é ALGO RARO neste mundo tão hipócrita e cruel por vezes...!
Tb sou divorciada, tb tenho uma filha maravilhosa (a minha riqueza maior, o meu orgulho de vida), que é fruto de uma linda história de amor, mas mt mal resolvida! E irreparavelmente esquecida..Digamos que foi um casamento-separação-divórcio-tentativa de reconciliação-chatices-ingenuidade-desgaste-insanidade-loucura e desiquilibrio!
Qual o saldo?! Negativo como o teu, aliás neste momento é destrutivo mesmo, para a outra parte..!!
Infelizmente minha querida, nem todos vivemos da mesma forma e acreditamos nas mesmas coisas.. nem todos sonhamos ao mesmo nível, e nem todos percebemos o quanto a vida é bela para ser desperdiçada com quem não vive num mundo real, que pode ser mt belo.Mas só para quem tem essa capacidade!Pena que só se descubra tanto depois de tanto sofrimento...
Mas retirei uma grande lição de vida: O que não nos mata, torna-nos mais fortes!
Por isso, a bola é para a frente..
E tal como tu, que me pareces uma lutadora assumida, eu voto ctg aí, a cada dia que nasce, acreditando que o sol ainda vai brilhar mais como mereço, eu e a minha filha preciosa. Juntas fazemos o mundo girar...nada pode ser melhor!
O resto virá por acréscimo..mas nunca deixes de acreditar, ok?
Força,
Um beijo meu e da minha estrelinha

 
At 11:42 da tarde, Blogger João JR said...

Esqueci-me dum pormenor que tb me arrepiou...a lua disse: Casei e divorciei no dia 14/07 - No meu aniversário!!!
Eu não casei a 21, aí separei-me!
Casei a 30 de Novembro...e curiosamente estava um lindo dia de sol como pedi...mas segundo reza o ditado: Casamento molhado, casamento abençoado!
Ainda havemos de ter outro...eu acredito que há provações duras que só acontecem aos mais especiais, pois só estes conseguem carregar o que os fracos se alimentam. E deus não dá uma cruz maior do que aquela que cada um de nós pode carregar! Apesar de neste momento a minha ter atingido o ponto mais alto de paciência e tolerância..sonho sempre com um novo amanhecer e o que é nosso à nossa mão virá parar!
Até sempre

 
At 2:49 da manhã, Blogger escorpiaotinhoso said...

Um casamento transformado em equivoco é isso mesmo. É algo que não correu como era suposto ou que, sabemos agora, não devia ter ocorrido... E levamos tanto tempo a aprender com a p... da vida...
E na história que contas no texto, se calhar Deus estava distraído ou o Paulo não era Santo...

Olho à minha volta e acabo a ver o casamento como um conto de fadas cada vez mais anacrónico. Ou como uma comédia dramática. Sem final feliz. Ou, como aconteceu comigo, o melhor de tudo foi mesmo o fim, por definição. Meter a chave à porta, ter a casa vazia apenas com uns gatos ficados esquecidos e respirar de alívio. Sentar no chão, encher os pulmões de liberdade, começar tudo de novo e descobrir que até se consegue fazer chá com água quente tirada do esquentador, que o fogão foi com tudo o que o vento levou...

E na verdade nem foi um casamento, pois não passou de um pesadelo. Com a atenuante de uma filha linda que partilha a minha vida e o meu espaço, pois vive com o Pai...

E um dia talvez, quando for grande, pelo menos em sabedoria, o Amor ganhe formas de um casamento verdadeiro. Que pode até nem necessitar de igreja e festa, porque duas mãos dadas podem ser muito mais em termos de aliança. E serem mesmo felizes para sempre...

ET

ET

 
At 11:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Q que se pode dizer? è muito dificil lidar com os sentimentos quando estamos tão feridos por dentro. Por muita coisa que se passe á nossa volta, há sempre algo que nos faz voltar atrás, recordar.. no inicio são todos os minutos, todos os segundos que nos consomem, o resto não conta é aquilo e mais nada! Depois os segundos passam a ser minutos , os minutos em horas e quando damos por nós percebemos que estive-mos toda a manhã sem pensar em..." a partir daí, e para quem tem a felicidade de não ter filhos em comum, começa-se a esquecer um pormenor do rosto depois outro e mais outro... e sem querer começamos novamente a apreciar as outras coisas boas que temos na vida...Força!

 

Enviar um comentário

<< Home