Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

sábado, junho 10, 2006

Ai como me irrita!

Tenho um grito na alma pronto a sair!

Irrita-me falar com amigo(a) sobre a minha tristeza, frustração, falta de esperança, deprê e ouvir do outro lado:
"Deixa lá!"
"Não fiques assim!"
"Olha para a as coisas boas da tua vida" (enquanto desata a enumerá-las)

Convenhamos:
Por muito boas que sejam essas coisas, pelos vistos há outras que me fazem falta, ou outras que estão a mais, que me causam sofrimento, caso contrário eu não me sentiria assim! Certo?!?
Se estou a desabafar neste registo é porque preciso, é porque sinto, ora bolas!
Mas onde mora a dificuldade de apenas ESTAR quando os outros falam de sentimentos?
Parece de repente surgir uma necessidade imensa, por parte de alguns amigos de que não nos sintamos mal, de tapar a nossa dor, como se isso fosse incomodativo na vivência de quem ouve e não apenas porque gosta de nós e não gostava que estivessemos tristes!
Mas bolas, se é assim que me sinto!!!...
Muitas vezes basta que me escutem para que eu consigo melhor identificar os meus sentimentos, situa-los e lidar com eles.
Basta que me façam espelho.
Não precisam de resolver nada. Tenho de ser eu a resolver-me, não é verdade?!
Se eu quiser resposta ou solução para o problema, solicito-a.
Bolas deixem-me sentir e verbalizar o que sinto, sem tentar passar rapidamente para outra etapa!

(Nesta situação calar-me-ei... atrofio o que sinto... equacionarei se vale mesmo a pena falar... pensarei que não me entendes mesmo... e ficarei mais uma vez no silêncio da minha dor.)

13 Comments:

At 7:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tb te entendo muito bem, tendo em conta q este ultimo ano n tem sido nada fácil e se choro, as pessoas cobram automáticamente a minha dor, como se eu n pudesse chorar. Então optei por n partilhar a minha dor com ninguém. Aos outros mostro aquilo q eles querem vêr e a minha dor, essa passou a ficar somente entre as paredes da minha casa, onde por acaso moro sozinha! Na verdade percebi q os outros n gostam de te vêr triste e deprimida pq isso fa-los lembrar q eles tb o estão, mas n o querem vêr nem aceitar. Isso fa-los perceber q na realidade têm andado a fugir deles próprios e qd alguem n consegue SER, incomoda-lhes q os outros SEJAM!
Nunca deixes de chorar por ninguem, pois essa é a unica verdadeira forma de lavares a alma!
1 beijinho grande

 
At 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cada um de nós tem a sua cruz para carregar, as outras pessoas só gostam da parte em que a cruz está ao alto, pois quando é para a "puxar" para outro lado, fazem e dizem tudo para que não a movas, assim não tem de ver que se calhar a sua cruz já está parada á muito tempo sendo difícil move-la novamente...
Não tento ajudar-te nem perceber-te, não me percebo a mim quanto mais, no entanto apenas te digo que aquilo que tu decidires os teus AMIGOS vão aceitar e dar-te a maior força...

 
At 10:43 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Apouca:
Bigada pelo abracinho...
é... tenho de falar até saciar...

Marta:
E não é triste sentir que apenas podemos partilhas com as paredes da casa?!
Gabo-me de ter alguns bons amigos. Mas é certo que há um ou outro que não tendo a capacidade de se deixar levar pelo que sente, tenta despachar o sentimento do outro.

Jmafa:
Tudo verdade.
Mas nem é ajuda que peço. Só não me senti escutada... empatizada...

Apesar de tudo tenho grandes amigos. Apenas nem todos têm a mesma capacidade...
Fiquei um cadito frustrada, mas o meu lema é respeitar o outro, nas suas qualidades e limitações.

Joquinhas

 
At 11:58 da tarde, Blogger Lígia said...

Compreendo-te perfeitamente, mas estar do lado de quem ouve por vezes também não é tarefa fácil. e, por vezes quem ouve cai no erro do comentário paternalista que não nos faz nada bem, o tal do "Deixa lá!" " Vai tudo correr bem!", quando n´s precisamos é de alguém que grite connosco duas ou três asneiras e nos ajude a mandar a "vida" ir dar uma volta ao bilhar grande.
Não quer dizer que os amigos não sejam bons, quer apenas dizer que naquele momento não sabem como reagir porque só te querem ver bem.

a vantagem aqui- no blog- é que ninguém te pode responder verbalmente :).

Quanto ao:
"Deixa lá!"
"Não fiques assim!"
"Olha para a as coisas boas da tua vida".

Não vais conseguir "deixar", vais continuar assim, e não vais conseguir olhar SÓ para as coisas boas, nem agora nem nunca, mas os bons amigos gostam de pensar que isto é possivel, só isso.

Beijovas

 
At 10:32 da tarde, Blogger Araj said...

Se nós tomamos a iniciativa de desabafar... não foi com a intenção de ouvir. Certo!
Mas compreendo que é muito difícil ouvirmos alguém de quem gostamos falar dos seus sofrimentos e não tentarmos fazer nada.
Por essa e por outras é que eu prefiro nunca falar do sinto...

 
At 10:51 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Lígia:
Na mouche como sempre...

Araj:
Não falar do que sentimos implica que muita coisa há-de andar por resolver.
Prefiro (apesar do post) falar, equacionar, pôr em causa, pra pôr ideias em ordem, nas gavetinhas cerebrias, tipo ficheiros de pc (um dia quando precisar de uma aprendizagem de determinada área, basta abrir e tentar não cometer o mesmo erro).
Só falando verei outros pontos de vista, na maioria apanhados por mim em contra corrente.

beijocas

 
At 11:42 da tarde, Blogger Issima said...

às vezes os outros são espelhos e n´so somos espelhos dos outros. Nunca te esqueças disto....

 
At 8:56 da manhã, Blogger SOL said...

Entendo perfeitamente o que dizes. Mas sabes que encontrar um bom ouvinte é complicado...as pessoas tendem a dar sempre a sua "pitadela" na conversa... depois, estas situações, para quem as não vive, para quem não passa por elas, soa a desconhecido...e as pessoas têm medo do desconhecido e evitam-no. É um pouco como a morte...o melhor é não falar dela.
E depois, quando é tudo ainda muito recente, passamos por uma fase em que necessitamos de desabafar - o que chega a ser irritante até para nós. Algumas vezes dei comigo a pensar " mas tu não sabes falar de outra coisa??" ... e, na realidade, não, não sabia. Porque aquilo tinha de sair era naquela altura.
Felizmente, tenho pessoas à minha beira que são excelentes ouvintes e sempre tive o respeito delas na minha necessidade de purgar a ferida...

Beijo.

P.S. O nº do meu telemóvel é sabido, é favor usar, sim???

 
At 12:01 da tarde, Blogger escorpiaotinhoso said...

Olá div,

Entendo-te bem, e sei como irrita levar com ladaínhas politicamente correctas dos outros acerca do nosso próprio estado de espirito. Não se devem levar a sério, normalmente sabem mais de e para os outros que de si próprios. E sabe tão bem mandar à merda e a outros sítios ainda mais pitorescos...

E desabafar é uma boa manifestação de vitalidade, mesmo quando estamos do avesso...

ET

 
At 12:03 da tarde, Blogger Nelson said...

Conrcordo DIV! Parece que quando se desabafa com certos amigos o objectivo deles é fazer-nos sentir bem. Por alguam razão que me transcende não temos o direito de nos sentirmos em baixo; muito menos de informarmos os outros que nos sentimos em baixo e os incomodar com isso.

Mas, pensando melhor, se calhar esses não são os verdadeiros amigos.

 
At 12:29 da manhã, Blogger DIV de divertida said...

Div_íssima:
Essa conversa dos espelhos soa-me a terapia...

Separada:
Quando passar a fase dos teus exames, logo ligo. jocas

ET:
e o que apeteceu foi manda-la mesmo pra esses lados, mas calei-me e passei a concordar com tudo o que disse. desisti. achei que não valia a pena. acabou de me perder na minha essência...

Nelson:
Nem queria acreditar nisso, mas começo a achar que deves ter razão...
odeio que me batam nas costas numa de me darem sp razão. eu preciso é que sejam empáticos ou em alternativa me ajudem a pensar.

Muitas, mas mesmo muitas beijocas para todos.
OBRIGADA!

 
At 12:30 da manhã, Blogger DIV de divertida said...

Muitas, mas mesmo muitas beijocas para todos.
Um xi do tamanho do meu sorriso.
OBRIGADA!

 
At 5:04 da tarde, Blogger raquelmoniz said...

Lembro-me de quando me divorciei, esta era uma das frase top 10: ""Olha para a as coisas boas da tua vida" (enquanto desata a enumerá-las)", ou então "podia ter sido pior" ou... "há pessoas pior que tu"... até que chegou o dia que GRITEI:
- Não quero saber se há pessoas a morrer à fome, ou se o mundo acaba amanhã, ou se o vizinho do lado morreu atropelado... (estou a ser irónica, note-se bem)... não fico melhor ou mais feliz por saber que alguem está pior que eu!

Parabéns pela abordagem!

 

Enviar um comentário

<< Home