Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

quarta-feira, maio 31, 2006

Vazio

Não me chateia estar sozinha.
Não me chateia jantar sozinha.
Não me chateia falar sozinha.

Mas que enorme vazio quando a koxixinha não está................ ela é tão pequenina.........
(foi dormir pela primeira vez ao pai).
Tentei ocupar ao máximo o tempo.
É certo que ando sempre a ansiar poder estar sossegada e lamento não ter com quem a deixar de quando em vez, mas... hoje... parece que me falta um pedaço...
De manhã ao vê-la sair, deu-me uma dor no peito, que chorei todo o caminho para o serviço (logo hoje que estava tão gira, com make-up diferente e tudo).

Bem sei que o que custa é sempre a primeira vez, como tudo na vida.
Mas o que mais custa é saber que não sonhei isto para ela, com toda a certeza.
Bem sei que estou melhor assim: mais serena, mais feliz, mais alegre, mais DIVertida.
Mas imaginá-la a ter de se adaptar a realidades, casas, espaços, educações tão distintas, faz-me entristecer.

Amanhã ela já cá está...
Anseio que nada tenha mudado na sua cabecita linda, na sua forma de ver a vida, na sua espontaneidade, na sua doçura, na sua brincadeira, no seu EU.

18 Comments:

At 10:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Assim seja

 
At 10:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não te apoquentes, que a tua filhinha, vai te adorar sempre. Tu para ela és a sua "mamã" e ela nunca se vai esquecer dos carinhos, da ternura, do amor e das brincadeiras e de tudo o que tu és para ela. Eles são pequeninos mas sabem quem os ama.
Por isso força.
Bjinhos

 
At 11:21 da tarde, Blogger Maríita said...

"Mas o que mais custa é saber que não sonhei isto para ela, com toda a certeza".

Para estas coisas, são precisas duas pessoas, e às vezes, quando não estão a remar na mesma direcção, é melhor afastrarem-se porque fazem mal a uma terceira pessoa, neste caso a tua filhota.

Beijos amigos

 
At 11:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou realmente melancólica:)), hoje digo que nunca nada é como sonhamos...amanha talvez pense de forma diferente, ou não fossemos nós as eternas insatisfeitas:)
Custa as primeiras vezes, depois aprende-se a gerir isso duma forma menos intensa!
Beijinhos

 
At 11:41 da tarde, Blogger LoiS said...

Div...
Muito profundo, senti muito o teu estado de espírito nessa frase que a Maria citou!
Pensa que tudo é melhor assim, para ela, melhor que da outra forma! muito melhor!
Talvez ajude!
Bjs de boa noite

 
At 12:06 da manhã, Blogger DIV de divertida said...

Lusitânea:
É mais fácil quando há mais gente a torcer.

Tigresa:
Bem sei. Engraçado que não duvido disso, pelo menos agora. Nem imagino sequer como vai ser "amanhã" (não há pachorra pra sofrer por antecipação).

Maria:
Concordo pleeeeeeeeeeenamente contigo. Consegui aliás uma relação cordial, só possível com o distanciamento que sinto, pois claro. Para mim, é muuuuuuito melhor assim.

Alexia:
Insatisfeitas?
Quem? Nós?
Nãããããããããããã..........
Pois... como diz um amigo meu "Não podemos meter tanta carga nas coisas" e acredita que já tirei algumas pilhas aqui ao aparelho.

Lois:
Se calhar o problema (culpa??!!...) é às vezes não saber se o melhor para mim é mesmo o melhor para ela...
Mas se a mãe não estiver bem, como pode a criança estar? Afinal somos o seu elo de segurança e bem estar. Desta forma será seguramente o melhor para ela.

Apouca:
Tens razão.
Provavelmente nós achamos que os podemos defender ad-eterno de tudo e de todos.

Obrigada pela força.
Apesar de ter estado desalmadamente a limpar e arrumar a casa, às tantas fiquei sem o que fazer... e vir aqui ajudou.

 
At 12:39 da manhã, Blogger Alentejano said...

Custa, mas tambem não a fizeste sozinha, o pai amanha talvez pense e sinta o mesmo que tu pensaste e sentiste hoje.

Apesar de tudo tens aí um grande texto de uma grade realidade dos novos tempos.

 
At 10:09 da manhã, Blogger Schmeichel said...

Divy, amiguinha, tranquiliza-te. Ela vai estar sempre de volta e sempre feliz por voltar para a sua mãmã.

Realmente nada é completamente como sonhamos mas tenho a certeza que a tua filha é tudo o que sonhaste, assim como não duvido que ela te dirá um dia que não imagina melhor mãe.

Beijinhos

 
At 11:33 da manhã, Blogger Lígia said...

É melhor para todos que estejas mais DIVertida, é melhor para todos que a criança não viva num ambiente tenso e cheio de amargura, custa um bocado (um bocado muito) mas na cabeça deles tudo faz mais sentido, e é bem mais descomplicado.
Beijos

 
At 12:19 da tarde, Blogger Issima said...

Minha linda muito, muito linda...

Entendo tão bem o que estás a sentir... Ainda me lembro da primeira vez que fiquei sem a rainha num fds. A casa parecia do tamanho do mundo de tão grande que me soava. Não consegui estar sozinha. Liguei ao Teozinho que veio ficar comigo... dormimos juntos, tomámos banho de espuma, fomos jantar (vantagens de um amigo gay....).
Aos poucos habituei-me. E aprendi a ver esse tempo sem ela como um balão de oxigénio para mim mesma.

Claro que não foi nada disto que sonhámos para elas... Mas, sabes? Eu acredito piamente que isto as vai tornar mais fortes. Não vão ter apenas a nossa assa para as confortar e para as dominar. Vão ter horizontes mais extensos, prespectivas mais alargadas. Vão aprender a partilhar afectos de uma forma masi equilibrada.

E sim, eu sei que tu estás fartinha de saber estas coisas todas... Mas, por favor, vem aqui le-las de evz em quando.

E não te esqueças que eu estou sempre aqui. Sempre. E que te amo.

 
At 12:27 da tarde, Blogger LoiS said...

Lindo Divorciada, a forma descomplexada e pura como dizes " e que te amo ", revela pureza e grandeza de espírito.
DIV, é isso que a tua filha deve sentir de todos os lados AMOR ( seja ele qual fôr: de mãe; de pai de família; de amigos ... de TODOS ) e não o oposto ... daí que assim é tudo melhor !

 
At 3:48 da tarde, Blogger escorpiaotinhoso said...

Div,

Hoje as coisas são assim cada vez mais com as crianças. Não são só nossas, nós Pais é que somos sempre deles, e com os anos as solicitações são cada vez mais...

Tenho paixão pela minha Carocha, agora em fase "L", de vez em quando vai à Mãe no fim de semana, e a casa fica vazia... Mas é assim, e o importante é que elas cresçam bem, sem situações desnecessariamente sofridas. E que estejamos empre perto.

E logo, logo, estão de volta ao ninho...

ET

 
At 4:01 da tarde, Blogger SOL said...

Divy, não fiques assim...é muito difícil, mas, acredita, é possível atingir alguma serenidade nestes dias.
No início sente-se um medo quase irracional, de fêmea a quem roubam a cria...passando por um misto de competição (de quem é que os miúdos gostarão mais), - que nem o mais pintado me venha dizer que nunca sentiu nestas situações-, e terror da dor que eles possam estar a sentir.
A casa fica nua, deserta de sons de de vida e de cores, as cores deles...agarras-te à mais pequena peça de roupa e sentes-lhes o cheiro (ainda hoje, quase um ano volvido desde a separação que faço isso).
Não consegues aproveitar os tempos para ti, para leres, para ires ao cinema ou beber um café com os amigos...
Fundamentalmente, queres que o tempo passe depressa para que o aperto que tens no coração descomprima e possas retomar a respiração de novo...
Com o passar do tempo tomas consciência que do lado de lá está quem também - e apesar dos apesares- ama a tua filha.

E depois, é como diz a Apouca, eles adaptam-se muito melhor que nós. Dói-lhes, mas tb isso é normal.

Enfim, já te disse isto uma vez, em pessoa e hoje já aqui te disseram muitas coisas acertadas.

E como já vai longo o discurso, por ora, um beijito!

 
At 4:24 da tarde, Blogger Salta Pocinhas said...

Beijokinha grande!
E nao te esquecas: tenho a certeza que também tu és o super-homem da tua koxixinha! ;)

 
At 4:38 da tarde, Blogger Salta Pocinhas said...

minha querida divorciada
(nao, nao me enganei no post!)
serve pois! :)
beijokas para ti também

 
At 5:27 da tarde, Blogger Salta Pocinhas said...

divorciada: obrigada! agora tou para aqui a babar-me como se nao houvesse amanha ;)
mas confessa que escreveste post antes de leres o novo ihihih
beijinhos as divorciadas e mai nada!

 
At 10:45 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Alentejano:
A minha grande enoção de justiça, deixa-me perceber (imaginar nem dá...) que o pai sentirá muito a falta dela...

Schmy e Mangas:
Tão bom ter lido isto...

Lígia:
Sim , é melhor pra todos.
Ela teve um enorme progresso de serenidade a partir do momento em que nos começamos a entender.

Divorciada:
Bem sabes que é mais fácil quando sentimos que "alguéns" se identificam connosco. Não nos sentimos sozinhas...
O teu avnaço tem-me dado para refletir e aprender sem ter de cometer os mesmos erros.

Escorpiaotenhoso:
"Não são só nossas, nós Pais é que somos sempre deles".
Ora aí está a maior das verdades.
Mas a noção de que as criamos para o mundo às vezes é tão difícil de suportar...........

Separada:
Sabedoria à conta de experiência própria é muito mais sabedoria. Muitas vezs lembro-me de ti para perceber que não me posso queixar...

Salta pocinhas:
Super homem, super mulher, super palhaça, super modelo!
iiihh tão super que aqui colocaria!!!

Beijocas mtas e imensas pra vós

 
At 12:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

 

Enviar um comentário

<< Home