Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

sexta-feira, junho 02, 2006

Um momento pra saúde

A Organização Mundial de Saúde defende o beber sem risco para evitar a dependência alcoólica.

A saber:
24 gr. álcool/dia para Homens
16 gr. álcool/dia para mulheres

Trocando isto em miúdos:

- 1 litro de vinho = 96 gr.
- 1 litro de cerveja = 48 gr.
- 1 litro de whisky = 360 gr.

Por isso façam as contas ao que podemos consumir em 24 horas.

Considerado o Alcoolismo uma doença crónica, primária, progressiva e potencialmente fatal, faria sentido termos cuidado.
Temos 600 mil alcoólicos em Portugal!!!
Além de que 40% dos acidentes na estrada se devem ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
E tirem já de parte a ideia que dependente é apenas aquele que bebe todos os dias ou o que fica a cair, ou que apenas toca algumas franjas da sociedade, ou que há deles que nunca o serão. Toca a todos.

14 Comments:

At 8:19 da manhã, Blogger Mamaíta said...

Este sempre foi um assunto muito delicado para mim, pois ter sido filha de um pai alcoólico, fez com que nao tivesse uma infância fácil.
Foi desde o inicio uma vida que disse nunca daria aos meus filhos...

Tenho acompanhado os vossos posts e só vos digo que continuem.
Beijinhos para todas.

 
At 11:38 da manhã, Blogger Anne Marie said...

Olá!

Fez-me bem ler a vossa escrita. Sou tb uma div. e tenho libertado a alma através da escrita num blog. Não o dedico especialmente ao meu divórcio. Não por não ter sido (e será sempre) impressionante, mas porque o meu percurso de descoberta é imenso. Estive tanto tempo a dormir... acordei, cá estou! Um grande beijo empático, continuem a escrever. Um divórcio é muito mais complexo do que a maioria das pessoas pode imaginar. Mas, agora passo o cliché... por cada porta que se fecha, há uma janela que se abre... ou muitas!

 
At 1:59 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Apouca:
Copos sociais é mais isso a minha onda.
Para próxima volta à selva urbana combinamos café, boa?!
beijocas

Mamaíta:
Compreendo o que falas.
Nem sempre é fácil a família levar a sua vida independentemente da vontade do outro se tratar... Impotência é a palavra.
Mas aprende-se a viver com o probelma. Com amor fime.
bjocas

Anne marie:
É verdade, um divórcio é muito mais do que o quebrar de uma relação. É tudo.
Só mesmo quem passa pelo mesmo tem a capacidade de entender com profundidade do que estamos a falar. E não tem a ver com ser-se lamechas (eu nem o sou), mas sim com uma destruição de crenças endógenas.
bjinhos

 
At 3:06 da tarde, Blogger Lígia said...

Finalente um momento sério neste blog, estava sempre à espera que descambasse, mas não... ainda bem :) Bem haja para todos vós, bebam mas com moderação :)

 
At 5:19 da tarde, Blogger Filipe said...

Upss... e ja agora, para quem nao bebe um decilitro q seja de alcool... ha efeitos secundarios?!

 
At 9:22 da tarde, Blogger Lígia said...

não. sempre podes pedir uma cola .... o único efeito indesejavel... é que és tu que trazes o carro :D

 
At 11:37 da tarde, Blogger Araj said...

só 24g. Livra que esta noite vai passar um bocadinho dessa marca... mas também depois deconto o que beberei a mais

 
At 11:56 da tarde, Blogger LoiS said...

Nem me falem.

Verão/geladinhas/praia ... nham! nham!

 
At 4:07 da tarde, Blogger Ricky said...

é verdade, o alcool é um problema grave de qualquer sociedade actual: considero-o uma droga tal como muitas outras mas legal...por isso mantenho-me afastado! E assim me quero manter...e não me venham com coisas que por causa de pressões sociais se sentem compelidos a beber...quem não quer não bebe...é a mesma coisa com o tabaco ou com a droga...apenas diz não; é o meu lema!

bjinhos** e obrigado pelo comentário no meu blog

 
At 4:21 da tarde, Blogger escorpiaotinhoso said...

Ora cá está um assunto tão pouco divertido como importante. E grave, que em Portugal, o alcoolismo é mais perigoso que o défice do Orçamento de Estado.

E sei do que estou a falar. Já estive próximo de uma alcoolíca não assumida, cuja degradação fisica e doenças entretanto exponênciadas não augura nada de bom...

O que me incomoda mais é a popularidade do álcool junto dos jovens. Um miudo com 17 anos com bedeiras todos os fds... E quantos não há assim... Que desperdício de vidas. Muito triste.

ET

 
At 10:31 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Ricky e ET:
É certo. o álcool é mesmo uma droga para quem passa das marcas.
Muitos toxicodependentes em recuperação substituem as outras drogas pelo álcool com a noção que a sua dependência está controlada...
Fica sempre tendência para substâncias ou comportamentos alteradores de humor. A questão está na incapacidade que as pessoas têm em lidar com os seus próprios sentimentos e... enchem a cabeça.

Não esquecer que as benzodiazepinas (os chamados calmantes) provocam dependência tal qual as outras drogas. O processo desintoxicação (física) de Bzd's é muito mais demorado.
O aumento de depressões, ou apenas instabilidades emocionais, diagnosticadas levou a que cada vez mais (desde os anos 80) se optasse pelo "receitar" e o "tomar" este tipo de medicação, quando o ónus da questão está mais uma vez em lidar com os sentimentos, com a forma como cada um sente e percepciona a situação.
Viver ou lidar com um alcoólico ou adicto, implica ter a noção do que significa "amor firme" e "impotência" perante o problema.
Ninguém tem culpa de ter esta doença, mas cada um tem a responsabilidade de se tratar.

 
At 11:16 da manhã, Blogger Nelson said...

Hey! O alcoolismo não me toca a mim! Eu só bebo em ocasiões sociais. Tipo quando estou acordado e tal. ;)

 
At 3:29 da tarde, Blogger Salta Pocinhas said...

Olha, uma caipirinha ja marchava... ;)
beijokas

 
At 12:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 

Enviar um comentário

<< Home