Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

segunda-feira, abril 17, 2006

Divórcio e Igreja Católica

Nestes dias de festas religiosas, vem-me sempre à cabeça que a sociedade em que estou inserida é realmente mesquinha e preconceituosa. Ainda é.
Por ser divorciada a Igreja Católica impõe-me uma série de restrições perfeitamente imbecis; não posso ser madrinha, não posso comungar na Eucaristia.
Para quem, como eu, foi educada no seio de uma família eminentemente católica e cuja fé alicerçou a maior parte da minha vida, estas portas fechadas que encontro fazem-me sentir (ainda mais) impura aos olhos de Deus.
Sei que este não é um tema fácil. Para mim é profundamente perturbador. Deus é, para mim, um porto de abrigo. E não me faz sentido vivê-Lo sem que esteja inserido numa comunidade. No entanto essa mesma comunidade, essa mesma Igreja, fecha-me portas, volta-me as costas e despreza o meu sofrimento.
Tenho a certeza que o “meu” Deus não partilha de nenhuma destas posições ridículas. Tenho a certeza que o “meu” Deus está de braços abertos para mim.
Mas, neste momento, sinto-me pouco digna. Menti-Lhe em coisas muito importantes. Fi-Lo ser testemunha de um falhanço.
E, ainda hoje, cada vez que entro numa igreja, sinto frio na alma.

6 Comments:

At 5:00 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Engraçado como ainda O chama pelo teu Deus...
Esse Deus que também já foi meu desapareceu (ok. fui eu que o afastei). E agora mesmo que queira sinto como tarefa impossível voltar a senti-Lo como o meu Deus.
Coisas da vida...
joquinhas

 
At 9:36 da tarde, Blogger cumixoso said...

"não posso ser madrinha, não posso comungar na Eucaristia."

Quanto à 1ª ja la vou... Mas comungar na Eucarisitia? Tens algm rótulo na testa? Ou levas uma marca que diz que és divorciada???

Quanto à 1ª, a minha esposa pode dizer "textualamente" que pagou para casar comigo... é que não sou católico nem batizado e ela teve que se "resposabilizar" por mim (e pagar tambem para o Bispo aceitar essa situação). Os meus Padrinhos de casamento, apenas um deles é batizado e nem se colocou essa questão. Bem sei que deponde das paróquias e dos padres, mas é isso que afasta cada vez mais os fiéis

 
At 9:52 da manhã, Blogger Paula said...

Olá. Hoje foi a primeira vez que visitei o vosso blog e cheira-me que o visitarei mais vezes...
Quanto ao que escreveste, gostava de dizer que Jesus não faria isso que sentes da parte da Igreja, porque Ele estava sempre de braços abertos... infelizmente nem sempre a Igreja é a imagem de CRisto... quando deveria ser... mas enfim, isso era um assunto longo.
Gostava apenas de referir uma passagem dos evangelhos que muito me toca e que, ilustrando outro caso completamente diferente do teu, mostra qual a atitude de Jesus.

A mulher que foi apanhada em adultério... os religiosos queriam apedrejá-la e Jesus, calmamente, escrevendo na terra, disse-lhes: aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra... e eles, um por um, foram embora...

A mulher deve ter sentido uma enorme gratidão por Jesus... imagina-o a dar-lhe a mão, ajudá-la a levantar-se do pó e dizer-lhe:

"os teus pecados te foram perdoados. Agora vai e não peques mais."

Esta é a atitude de JEsus.

Que não O possamos esquecer só porque a Igreja não é como deveria. Deus não tem culpa do que os homens inventam...

Relacionamento é o que Ele tem para te oferecer... relacionamento pessoal, apenas possível através de JEsus, que morreu por mim e por ti, o qual temos de aceitar como Dono da nossa vida.

Um beijinho grande!

 
At 10:35 da manhã, Blogger SOL said...

...nunca gostei de mediadores ou intermediarios...gosto mais de ir directamente ao "Produtor"...nem sei bem se sou agnóstica ou me limito a não aceitar os dogmas e os rituais...que, para mim, têm o valor que têm...
o que te digo é que O sinto sempre que me disponho a escutá-Lo...e nem preciso de ir à Igreja...
...preconceitos e ideia pré-concebidas...nunca tive paciência, e não havia de ser agora...

De certeza que Ele te tem as portas abertas...não duvides...

beijos!

 
At 11:20 da manhã, Blogger PARTILHAS said...

Meninas...
Queira enviar um e-mail...
Alguém me dá um endereço?
Vai haver um retiro, para familias monoparentais na casa do bom pastor dias 13 e 14 de Maio...

Não vale virar as costas à porta... e depois dizer que nuca se abre...

Felizmente e Graças a Deus, dentro da Igreja... há vertentes diferentes... dá trabalho a procurar... mas afinal o divórcio também...

Beijos e energia Boa!

 
At 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Essa da madrinha não sei, mas em relação ao eucaristia não há impedimento nenhum, até porque a Igreja não reconhece o divórcio (i.e. para "efeitos eclesiásticos" o casamento mantém-se).

 

Enviar um comentário

<< Home