Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

sexta-feira, agosto 25, 2006

As palavras que passo a vida a dizer-te

Há uns tempos dei por mim debruçada (tivesse eu mais dois números de soutien e arrisco a dizer que tinha caído) sobre um assunto pertinente... As palavras, hoje, têm pouco ou nenhum peso (ao contrário da menina Britney Spears que "cresce" a olhos vistos...).
É incrível a facilidade com que se dizem determinadas coisas, como se fossem verdades absolutas e depois, passados uns dias, afinal não querem dizer absolutamente nada.
Uma coisa é dizer a alguém "vai à merda" como se fosse uma verdade absoluta. A expressão idiomática, por si só, é conclusiva, implica poucos afectos e pouca disponibilidade interior. A pessoa vai ou não vai e mesmo que não vá, tá-se bem, amigos como dantes (embora continuemos, eventualmente, a achar que ela devia ter ido).
Agora quando se dizem coisas mais sérias (não obstante ser minha convicção profunda que mandar alguém à merda é de uma seriedade extraordinária) como "amo-te", a coisa pia mais fino (expressão maravilhosa, seguramente inventada por algum galo invejoso).
Tenho vindo a reparar e a constatar (que, embora não pareça assim às primeiras, são coisas completamente distintas) que é com alguma facilidade que se usa essa expressão.
"ah e tal, és tão gira e eu gosto tanto de ti e queria estar mais tempo contigo e conhecer-te melhor e esperei por ti a vida e toda e assim" e de repente, pumba, "amo-te, sabes?".
Chiça!! Um gajo até fica a bater mal... (dizer "uma gaja" não tem a mesma força verbal...)
E depois, embora não se acreditando totalmente, até sabe bem ouvir, apesar da estúpida responsabilidade que isso confere imediatamente à relação, mas vai-se a ver, a coisa nem tinha futuro afinal, e quando olhamos de novo, o moço já tem outra pessoa, esta sim o amor da vida dele, e as palavras levou-as o vento (odeio estas expressões popularuchas que servem para tudo!! Irra!!!)

O que quero dizer é... Eu cá quando digo "amo-te" (e não sou nada daquelas pessoas que têm uma dificuldade quase patológica de dizer isto...) quero mesmo dizer "amo-te". Sinto mesmo amor.
E, ok, eu sou muito antiga e assim, mas, para mim, o amor dura para sempre, mesmo que termine. Fica sempre lá dentro, não é substituível e sobrevive a mais amores que venham, eventualmente.
As palavras deviam servir para alguma coisa... não? (às vezes acho que isto é a torre de babel...)
Se é amor diz-se "amo-te". Mas se não for, ninguem morre por ouvir (ou por dizer) "estou perdidamente apaixonado/a por ti" (podem tirar o "perdidamente" se preferirem). Ou por ouvir/dizer "gosto tanto de ti" (também podem tirar o "tanto"... eu é que tenho a mania que sou muito expressiva)

A ideia aqui é verbalizar o que realmente se sente... mania qu'esta gente tem de complicar...
E deixo já aqui consignado que AMO muita gente.
Amo a minha filha mais do que tudo na vida.
Amo alguns Amigos como se fossem do meu sangue (e expresso-lhes isso regularmente, sem medo de dizer "amo-te").
Amo alguns ex namorados e hei-de amá-los a vida toda o que não quer dizer que tenha/deva voltar a embrulhar-me com eles.
E, finalmente, amo-me a mim. Sou uma gaja gira, what can I say? : )

11 Comments:

At 12:41 da tarde, Blogger LoiS said...

Ora aí está algo que já discuti e sobre o qual tenho alguns pontos de vista.

Traumas de muita gente, só explico dessa forma, fazem com que a palavra "amo-te" seja algo impensável ou quanto muito, reservada para uma pessoa apenas em toda a vida.

Não concordo, sem vulgarizar, acredito que na realidade essas pessoas amam amigos, familiares, paixões ( mesmo que as mesmas deixem de ser amadas, mas em determinado momento AMARAM )...

Existe grande dificuldade de facto em expressar o amor quanto mais usar a palavra que melhor o demonstra !!!

Bjs

 
At 2:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá !!!!

Concordo plenamente contigo!
para mim dizer ou dizerem-nos "amo-te" tem que ser com sentimento e acima de tudo com verdade.

Detesto pessoas que dizem "amo-te" só por conveniência e para agradar ao seu ouvinte.
As pessoas deveriam de ser verdadeiras e honestas, mesmo que isso seja doloroso para outro...


jokitas

 
At 3:50 da tarde, Blogger marta r said...

Tens razão. Nos tempos que correm, parece que o verbo "amar" se vulgarizou ao ponto de ser utilizado em todas as situações e com todas as pessoas. Não há critério. É bonito de se dizer, ouve-se bem. Mesmo quando não quer dizer absolutamente nada.

 
At 4:07 da tarde, Blogger SOL said...

É pena que se vulgarize aquilo que merecia um tratamento/uso com mais sentido, assim, vindo direitinho do coração.

Tal como tu, tenho muitos amores. De verdade, desses que se arrancam daqui do meio do peito. Os meus filhos. O homem que amo. A minha irmã, sobrinha, pai, mãe, amigos. Todos a seus níveis, mas moram-me cá dentro. Consigo dizer-lhes a todos que os amo. Foi coisa que também aprendi da maneira mais dura, daquela que tu sabes qual foi.

E por isso, tenho muita atenção a quem digo "amo-te", porque quando o digo, de facto, sinto-o. Não o faço displicentemente. Sendo certo, tb, que há amores que se constroem, que se trabalham.

Um beijo para ti, "môri"!
Témanhã!
(vamos a ver se não me perco no caminho!)
;o)

 
At 5:34 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Eu tb te amo de paixão!!!!!

beijocas

 
At 12:04 da manhã, Blogger Buttafly...fly...fly... said...

É por estas e por outras que gosto de vir aqui. Há sempre qualquer coisa muito boa para ler. ;-)

 
At 3:49 da manhã, Blogger Lígia said...

num podias ter sido mais concisa pá! acho que tens muita razão! E olha lá não há mal nenhum em amar-mo-nos a nós próprios! É sinal que tamos bem :). Beijos e bom fds

 
At 12:42 da tarde, Blogger Ck in UK said...

Essa e que e optima: "amo-me a mim". E provalvemente a coisa mais importante que ja disseste!

 
At 2:43 da tarde, Blogger Andorinha said...

Duas coisas:
1) Assino e subscrevo inteiramente. P'ra ser ainda MAIS sincera, qdo me dizem eu amo-te assim como quem diz "adoro gelados!", revolta-se o estômago, fica a modos que...embrulhado!Apetece-me dar um abanão ao gajo e dizer-lhe: get a grip!! É tudo maluco?!
As pessoas ou sentem, ou não sentem, e eu qdo não sinto não digo pq é bonito!E não me vou por praqui a escrever pq já disseste tudo!
2)A cara de espanto do meu amigo foi impagável no outro dia, qdo em resposta a um: "és convencida!", me vim correr de beijos o meu próprio braço e dizer: não querido, eu ADORO-ME!Com alma e coração!
Eu cá gosto MUITO de mim, e acho que sim, que és muita gira, que mais não seja porque tb sabes gostar de TI!
Beijocas grandes

 
At 2:44 da tarde, Blogger Andorinha said...

Errata: era : me VIU correr de beijos....

 
At 1:02 da tarde, Blogger Unknown said...

Os ingleses teem muitos defeitos..

Mas neste caso, nada como simplificar...

O "I Love You", vai de um extremo ou outro da escala do gostar...

E há muito menos gente a ter medo de a usar..

Nós portugueses, embalados ao ritmo do Fado, temos a mania de ser unicos.. E se temos a Saudade, que mais ninguem tem, tinhamos de inventar o superlativo do Love.. O AMOR..

È optimo, marca uma diferença, coloca a fasquia tão alta que quando rebenta.. bem, quando rebenta é o que se vê....

 

Enviar um comentário

<< Home