Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

quinta-feira, abril 27, 2006

Maria Madalena

Durante o tempo que fui casada vivi num ambiente, aparentemente, de grande profundidade religiosa. O meu ex marido era uma pessoa muito ligada a um determinado Movimento da Igreja Católica e isso fez amadurecer em nós, enquanto casal, uma imensa comunhão espiritual.
Quando nos separámos, o Movimento que até aí sempre me tinha acolhido e tratado como igual (apesar se estar ligada à Igreja de forma mais "diocesana") passou a ignorar-me. Deixei de ser convidada, recebida, acolhida. A minha presença tornou-se desconfortável para quem estava e o meu à-vontade era visto quase como despeito. Para ele, que decidiu sair de casa e que está a viver em união de facto com outra pessoa, nada mudou. Continuou a ser acolhido, estimado. Afinal ele é que era da casa, eu era apenas uma intrusa temporária (houve apostas sobre quanto tempo duraria o nosso casamento, dentro deste grupo) e isso fez com que eu me sentisse excluída em muito mais vertentes do que o simples acolhimento eclesiástico.

Esta noite houve um Encontro. Foram convidadas muitas pessoas anónimas, mas ningum se lembrou de mim. Nem o meu ex marido, com quem falei à tarde e que, obviamente, estaria presente nas cerimónias.
Senti-me uma espécie de Maria Madalena, uma pecadora à porta da sinagoga, uma impura que não é digna de pisar a casa de Deus. E por muito que saiba que o meu Cristo não é aquilo que está ali patente, senti um asco imenso da hipocrisia que se vive ali. Senti uma tristeza profunda por aquilo que eu própria já vivi e acreditei. O ideal de "Unidade" não passa mesmo de um ideal.
Quis desaparecer para um sítio escondido mas percebi que não é fácil escondermo-nos de Deus.
Hoje sinto uma tristeza incomensurável no peito por ter vivido tantas coisas que hoje não reconheço em mim. E fica assim uma espécie de vazio, de abismo, de desalento.
O divórcio fez-me perder muitas coisas importantes.
Acima de tudo sinto falta da minha Fé e da minha Dignidade.

8 Comments:

At 10:01 da manhã, Blogger Filipe said...

Sabes, por tudo aquilo q disseste... foi o favor q te fizeram nao se terem lembrado de ti.. se eles são desse jeito... é normal que se lembrem apenas das pessoas q lhes são familiares... ainda bem que tu, nao é vista como sendo mais um da prol de hipocrisia.
Não sintas falta dessas «coisinhas».. desses ambientes... ele ha tanto mais por esse mundo em q te podes aplicar... e mais importante, te possam valorizar!
Não sintas falta da medicriodade... procura o teu bem estar real... provavelmente se fosses à dita cerimonia... sentirias q foste lembrada... mas.. talvez te sentisses bem pior... por ter ido até lá!
Valoriza o q realmente tem valor...

 
At 10:44 da manhã, Blogger Paula said...

Olá. Gostei muito do que escreveste, apesar de não serem coisas alegres. Eu sou Cristã e dou-te toda a razão... é uma hipocrisia e muitas vezes as instituições religiosas, sejam elas quais forem, não têm nada a ver com o Cristo que tanto proclamam... é triste mas é assim mesmo.
Por isso, tu tens razão, não podes fugir da presença de Deus, mas a questão é que a Sua presença não está limitada aos lugares ditos religiosos. POdes falar com Deus em qualquer lugar, em qualquer espaço de tempo se tiveres Jesus como Senhor da tua vida... porque Ele sim é o único que precisas de ter na tua vida para te comunicares com o Pai.

Jesus disse:

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." Evangelho de João.

Ele aceita-te como és!

Um beijo grande!

 
At 2:18 da tarde, Blogger Maríita said...

Não entendo essa atitude, mas são eles os hipócritas e são eles quem perdem. Pelo que entendi, foi o teu marido que saiu de casa e se juntou com outra, azar o dele e do grupinho dele. Normalmente muitas dessas pessoas vivem numa redoma muito própria em que a vida real, não entra e não toca. Reuniões, noites de oração, mas depois são capazes de virar as costas a quem precisa.

Quanto a Deus, não te preocupes, ele certamente preocupa-se com outras coisas e a casa de Deus deve estar sempre aberta para o Cristão...

Beijocas

 
At 3:45 da tarde, Blogger cumixoso said...

Mulher sozinha não entra... e nesse "determinado Movimento da Igreja Católica" não faziam orgias. não?

 
At 5:55 da tarde, Blogger SOL said...

Por que tens que te sentir TU mal??
Quem é que foi hipócrita? Acaso foste tu quem renegou os valores que semelhante grupo prega?...
Já sabes que a minha fé segue outros moldes, só nunca te expliquei porquê...foi exactamente por ver que pessoas à minha volta, de família muito próxima, pessoas que iam todos os domingos à Igreja, bater com a mão no peito e comungar, mal saíam das portas daquela Casa, era vê-las a ofendê-LO...
Minha querida, Deus sabe em que corações está...

 
At 9:52 da manhã, Blogger  said...

Não sei se sabes mas...
se estas casada pela Igreja e se te separaste do teu marido (divorcio civil), se vives sozinha e não vives em união de facto como o teu ex-marido) tu podes comungar na Eucaristia!
Se o teu marido vive agora em união de facto, segundo o Direito Canónico ele é que está fora da comunhão da Igreja e não tu!

Sabes que os movimentos por vezes tornam-se elitistas (não sei sequer qual é o movimento de que tu falas) e fazem grupos fechados e não são fermento para a comunidade paroquial em que esão inseridos!!!

Tu dizes que não te sentes acolhida por esse grupo! Mas que raio de grupo é esse que não atende os que mais precisam?
Certamente não estão a seguir o Evangelho!
Deixa lá...
Há muitos movimentos espalhados pela Igreja!
E na tua comunidade paroquial tu és acolhida!
Como já te disse tu não estás fora da comunhão da Igreja (segundo o Direito Canónico, tambem estou a falar sem conhecimento de causa, mas pelo que me parece não estás)!

Por isso podes procurar outros movimentos... e tentar inserirte de uma forma mais activa na pastoral da tua paróquia!

Jesus disse: Quem não tiver pecados que atire a primeira pedra!

E nós, miseros pecadores continuamos a lançar pedras sem olhar para nós!

Jesus perdoou à Maria Madalena: Ninguém te condenou? Também eu não te condeno. Vai em Paz e não tornes a pecar.

É pena é que ainda há muitos cristãos que não têm um coração capaz de perdoar e de acolher as pessoas tal como elas são!
Não sei como estes têm coragem de rezar o Pai Nosso (...perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos...)! Será que o Pai perdoa a esta gente! Ou serão eles próprios que se condenam!

Bem, desculpa, acho que já escrevi de mais...

Por isso te envio uma forte abraço de coragem!
Confia no Senhor,
sê forte e
Confia no Senhor...

Um bjoka

(.")

 
At 6:31 da tarde, Blogger PARTILHAS said...

um abraço, um beijo

 
At 1:42 da manhã, Blogger escorpiaotinhoso said...

Não percas tempo com quem te não merece. Em relação ao Altíssimo, pensa que Deus está no teu coração e no daqueles que mais Amas. E Deus está também nos teus semelhantes, que não conheces mas se cruzam contigo na rua , trocam um olhar contigo p+ara nunca mais se voltarem a cruzar ou quem sabe, o contrário.
E também podes sentir o Deus de Francisco de Assis, que chamava irmãos aos animais de que se rodeou... Mas se acreditas em Deus, tens de o ter presente essencialmente na tua Alma, no teu Coração. Não esperes que grupos de pessoas com todas as fragilidades inerentes aos seres humanos criem um grupo em que se sintam SANTOS... Olha que ninguém vai de burrinho para o Céu...

 

Enviar um comentário

<< Home