Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Super-hiper-mega-ri-Mãe!!!

(desculpem a alusão à floriseca mas no caso em apreço achei que faria todo o sentido)


Se às vezes nós, mulheres-que-trabalhamos-mas-que-nem-por-isso-deixamos-de-ser-mães-e-tal, nos esquecemos da extraordinária fibra de que somos feitas, vezes também há em que somos presenteadas com mimos de apreço e de reconhecimento.

Aqui está uma coisa que me enviaram numa altura da minha vida em que me sentia muito inútil como Mãe. O "presentinho" vinha com uma dedicatória muito especial que falava, precisamente, de admiração, de orgulho e de (muito) afecto.

Eu corei, claro.



A Mãe e o Pai estavam a ver televisão, quando a Mãe disse:
"Estou cansada e já é tarde, vou me deitar".
Foi à cozinha fazer umas sandes para o lanche do dia seguinte na escola, tirou carne do congelador para o jantar do dia seguinte, confirmou se as caixas dos cereais não estavam vazias, encheu o açucareiro, pôs tigelas e talheres na mesa e preparou cafeteira do café para estar pronta para ligar no dia seguinte. Pôs ainda umas roupas na máquina de lavar, passou uma camisa a ferro e pregou um botão que estava a cair. Guardou umas peças do jogo que ficaram em cima da mesa, e pôs a agenda do telefone no lugar. Regou as plantas, despejou o lixo e pendurou uma toalha a secar. Bocejou, espreguiçou-se, e foi para o quarto.
Parou ainda no escritório e escreveu uma nota para o professor do filho, pôs num envelope junto com o dinheiro para pagamento de uma visita de estudo, e apanhou um caderno que estava caído debaixo da cadeira.
Assinou um cartão de aniversário para uma amiga, selou o envelope, e fez uma pequena lista para o supermercado.
Colocou ambos perto da carteira.
Nessa altura o Pai disse lá da sala: "Pensei que já te tinhas ido deitar". "Estou a caminho" respondeu ela. Pôs água na tigela do cão e chamou o gato para dentro de casa.
Certificou-se de que as portas estavam fechadas.
Espreitou para o quarto de cada um dos filhos, apagou a luz do corredor, pendurou uma camisa, atirou umas meias para o cesto da roupa suja, e conversou um bocadinho com o mais velho que ainda estava a estudar. Já no quarto, acertou o despertador, preparou a roupa para o dia seguinte e arrumou os sapatos. Depois lavou a cara, pôs creme e lavou os dentes.
Nessa altura, o pai desligou a televisão e disse: "Vou-me deitar". E foi... sem mais nada. "

E, antes que me possam acusar de injustiça, permitam-me dizer que é evidente que há muitas excepções a esta situação. Mas, de um modo geral, não tenho dúvidas que esta é a realidade generalista da nossa sociedade.

E só por isso, caramba, é bom sabermos que somos (e somos, de facto!!) super-mulheres!!

14 Comments:

At 4:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E somos mesmo...e competentes e responsáveis e lindas e...mais não sei quê!!!

 
At 4:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Graças a Deus as coisa lá por casa são muito diferentes. Mas que existem super-mulheres, lá isso existem.


cantinhodamaria.blogs.sapo.pt

 
At 4:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Graças a Deus as coisa lá por casa são muito diferentes. Mas que existem super-mulheres, lá isso existem.


cantinhodamaria.blogs.sapo.pt

 
At 5:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que partilhas isso, para algumas pessoas não pensarem que são as unicas.
Obrigado.

 
At 11:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É que é mesmo assim, com a única diferença q o meu já nem avisa quando se vai deitar! QQ dia faço parte do clube! Áurea

 
At 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Somos 4 mulheres lá em casa. O meu irmão já começa a ter essa atitude. Não sei com quem é que aprendeu...

 
At 12:17 da tarde, Blogger asdrubal tudo bem said...

desculpa mas acho que hoje em dia só numa minoria dos casos é que isso acontece,

 
At 5:05 da tarde, Blogger Só Maria said...

é mesmo, não é? E o que ainda me irrita e dá nos nervos é sentir-me mal quando o Pai Galo faz alguma coisa em casa... EU é que me sinto incompetente, depois deter 2 empregos e ainda fazer umas coisas por fora... Enfim, mulheres!

 
At 12:11 da tarde, Blogger Lígia said...

a minha mãe disse-me ontem "oh filha não te martirizes, os homens são uns criançolas que precisam de ser repreendidos". Palavras de mãe... de esposa há quase 30 anos, ela lá sabe

 
At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que os homens mais sabem fazer e falar, mas fazer que é bom está quieto

 
At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que os homens mais sabem fazer e falar, mas fazer que é bom está quieto

 
At 6:42 da tarde, Blogger AEnima said...

Ja tinha lido isto antes... e sabes, descreveu o quotidiano da minha mae de ha 15 anos atras, quando eramos pequenas, andavamos na primaria e no liceu e viviamos em casa, entre as 10 e a meia noite. Literalmente. Com a agravante de que devido aos problemas de saude do meu pai, ele queria um cha especial com torradas e mel todas as noites e todas as manhas, que ela tambem religiosamente preparava, juntamente com a banana cortada e os comprimidos.

 
At 2:20 da tarde, Blogger MC said...

Este tipo de generalidades...
Claro que há situações destas. Mas também há outras igualmente revoltantes. E nem vou perder tempo a descrevê-las aqui.
Quando falta o bom senso, falta tudo! E as pessoas ou aceitam ou vão em busca de outra vida. Mas podem sempre conversar e chegar a um entendimento, a uma divisão de tarefas. Se (ainda) houver amor (e bom senso) é possivel resolver as coisas.

 
At 11:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nao deixe de visitar http://www.desejoprivado.com disfrute da nossa companhia

 

Enviar um comentário

<< Home