Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Planos? É disso que se fala?

Recebi isto, há uns tempos, por email... E, cem anos que viva, sempre que ler estas palavras, hei-de sempre reconhecer alguém que me é fundamental e pensar que é exactamente isto que quero ser como Mãe.

O meu sonho é, portanto, ser uma Mãe má.

"Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva um Pai, eu hei-de dizer-lhes:
- Eu amei-vos o suficiente para ter perguntado onde vão, com quem vão, e a que horas regressam a casa.
- Eu amei-vos o suficiente para ter insistido que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta, mesmo que eu tivesse possibilidade de a comprar.
- Eu amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso novo amigo não era boa companhia.
- Eu amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar a pastilha que "tiraram" da mercearia e dizerem ao dono: "Eu roubei isto ontem e queria pagar".
- Eu amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vós, 2 horas, enquanto limpavam o vosso quarto (tarefa que eu teria realizado em 15 minutos).
- Eu amei-vos o suficiente para vos deixar ver fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.
- Eu amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram tão duras que me partiam o coração.
- Mais do que tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO quando eu sabia que me iriam odiar por isso.
Estou contente, venci, porque no final, vocês venceram também. E, qualquer dia, quando os vossos filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os Pais, vocês irão dizer-lhes, quando eles vos perguntarem se vossos Pais eram maus ..."que sim, eram maus, eram os Pais piores do mundo."
- Os outros miúdos comiam doces ao pequeno almoço, nós tínhamos de comer cereais, leite, tostas ou iogurtes.
- Os outros miúdos bebiam Coca-cola ao almoço e comiam batatas fritas, nós tínhamos de comer sopa, o prato e fruta. E, não vão acreditar, os nossos Pais obrigavam-nos a jantar à mesa!!
- Os nossos Pais insistiam em saber onde nós estávamos a todas as horas. Era quase uma prisão.
- Eles tinham de saber quem eram os nossos amigos, e o que nós fazíamos com eles.
- Eles insistiam que lhes disséssemos que íamos sair por uma hora, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.
- Nós tínhamos vergonha de admitir, mas eles violaram as leis de trabalho infantil. Nós tínhamos de lavar a loiça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, pôr o lixo lá fora e todo o tipo de trabalhos cruéis. Eu acho que eles nem dormiam a pensar em coisas para nos mandar fazer.
- Eles insistiam sempre connosco para lhes dizermos a verdade.
- Na altura em que éramos adolescentes, eles conseguiam ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata.
- Os Pais não deixavam os nossos amigos buzinarem para nós descermos. Tinham de subir, bater à porta, para eles os conhecerem.
- Enquanto toda a gente podia sair à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16.
- Por causa dos nossos Pais, nós perdemos imensas experiências da adolescência. Nenhum de nós, alguma vez, esteve envolvido em roubos, actos de vandalismo, violação de propriedade, nem foi preso por nenhum crime. Foi tudo por causa deles, que foram pais maus. "

Quando for grande eu quero ser uma Mãe má.

19 Comments:

At 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excelente post. Fez-me lembrar dos pais que tenho e do pai que quero vir a ser.

 
At 9:11 da tarde, Blogger Tangerina said...

:-)

 
At 9:37 da tarde, Blogger Capitão-Mor said...

Lindo! Mas olha, que nos dias que correm até convém ser um pouco severo com os pirralhos. Eu só tive autorização para sair á noite a partir dos 16/17 anos (e sem grandes esticanços) e acho que não perdi nada por isso. Há coisas muito mais uteis para fazer...

 
At 11:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei do post educativo que ainda por cima vai contra a corrente de "libertinagem - confundida - com - liberdade - e - responsabilidade.
Eu cumpri a missão.

 
At 1:07 da tarde, Blogger SOL said...

... espero estar a cumprir a cartilha com o meu par de jarras!

Beijos

 
At 2:39 da tarde, Blogger Berço de Amor said...

Parabéns!

Foi muito bom ler e perceber que quero ser uma mãe assim. Revivi alguns momentos que já existem. Vou ficar alerta e também quero ser uma mãe assim má!!!
Beijinhos

 
At 2:59 da tarde, Blogger Maríita said...

És uma excelente mãe, tens bons instintos e nunca poderás ser considerada uma má mãe, quanto a mãe má, veremos o que é que a pirralha te dirá, mas por agora os prognósticos são muito optimistas!

Beijocas Ms. desaparecida!

 
At 3:18 da tarde, Blogger asdrubal tudo bem said...

fico contente por saber que sou um mau Pai.

 
At 5:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também quero ser uma mãe má.

 
At 12:40 da tarde, Blogger PCarvalho said...

Tambem quero ser uma má mãe...e amar muitos os meus filhos...Sempre.

 
At 12:41 da tarde, Blogger PCarvalho said...

Em vez de má mãe...era mãe má ehehehe

Esta lingua portuguesa é bem traiçoeira...

 
At 12:40 da tarde, Blogger Chocolate said...

Minha querida:
Do que te conheço e do que conheço da minha sobrinha, tenho a informar-te que não terás de te esforçar muito!
Estás precisamente no mau (:D) caminho.
E os resultados têm sido brilhantes! :)

Beijos saudosos

 
At 9:35 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Cá por mim, a minha filha só vai sair à noite qd tiver 30 anos!!!
ehehe
E de fonte segura és uma mãe mto má!!!!
jocas

 
At 9:38 da tarde, Blogger mj said...

30 anos? Isso não é muito cedo? Nunca, a minha não sai é nunca ...a minha princesinha a sair á noite? Eu bem sei o que lá fazem nessa coisa da noite...
Mais a sério : espero já estar a ser uma Mãe suficientemente má...tenho treinado para isso!

 
At 9:21 da manhã, Blogger cumixoso said...

Vou guardar esta cartilha junto das "coisas a fazer quando tiver filhos". Tá excelente!

 
At 9:21 da manhã, Blogger cumixoso said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5:57 da tarde, Blogger Susana said...

já estou como tu, a minha filha também só deve poder sair sem eu ir atrás, lá para os 30!

 
At 2:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu sou um bom pai, também faço muitas das coisas que escreves.

 
At 5:28 da manhã, Blogger Curiosa said...

Amei este post, dear “DIV”.
É tudo aquilo que tive, senti, passei, sempre disse, digo e continuarei a dizer…
à minha filha!!!

Irá a minha filha um dia dizer o mesmo de mim?

Kiss

p.s. bom assunto para um "verdadeiro" post sobre a minha educação e a que a gaiata vai levar de mim!!!

 

Enviar um comentário

<< Home