Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

domingo, julho 09, 2006

Arrepiei-me

Com o fim da minha primeira relação (a única com quem casei) fiz questão de quebrar com todas as ligações que tinha com a igreja católica na qual era praticante e coordenadora de vários grupos e movimentos. Afinal a relação acabou por intromissão (sem pedir licença, está claro) de uma amiga do meio com a qual acabou por casar.
Posto isto tenho levado com a família a chatear-me a mona, pelo afastamento dos cânones, sempre que estou numa fase chata da vida e desde que koxixinha nasceu (neste caso tem a ver com o tipo de educação que gostavam que lhe desse).
Quando vou à cidade natal a minha irmã leva-a sempre à missa (lá tenta à maneira dela suscitar-lhe interesse e sempre me deixa espaço para ir tomar um cafézinho).
A propósito disto, numa de gracinhas juntava as mãos quando lhe perguntavam como se rezava ao jesus (ela tem 22 meses e é do melhor a fazer gracinhas, como todos desta idade, claro está). Então disse-lhe que rezar era dizer "Jesus, gosto muito de ti!" (numa de ser mais leve e não stressar a miúda com cenas pesadas. Se ela quiser comungar dessa ideologia que seja ao menos de forma mais leve daquela com que fui educada).
Adiante.
Hoje ao adormecer, estava deitada ao lado dela, no silêncio, à espera que se ficasse para me vir embora; ela até já estava na sua posição de dormir (de lado)... quando de repente... vira-se de barriga pra cima, coloca as mãos na posição de rezar e diz : jesus... (qq coisa imperceptivel)... a ti.
Bom, até me arrepiei...!
Sempre que lhe falavamos no assunto era numa de brincadeira, de dia e nunca o fiz quando ela se deita.

9 Comments:

At 7:35 da manhã, Blogger Mamaíta said...

Olá,
eu própria tive uma educacao muito pouco religiosa, mas de uma maneira ou de outra, apeguei-me à igreja, durante a minha adolescência pertencia a grupos e movimentos, fui catequista, e posso dizer que gostei desse tempo.
Com o casamento e a mudanca de país, despeguei-me... o meu marido nao mostrava interesse para tais idas à missa, o facto de eu trabalhar aos domingos também nao ajudou nada, por isso fui deixando as coisas correr e fui me largando... Mas ultimamente, tenho sentido necessidade de voltar, tem-me feito bem, mais calma... Estou a encontrar o caminho de volta, porque achei que agora era a altura para tal, cada um tem os seus momentos e a sua maneira de suprimir as suas necessidades...
Isto nao foi bem um comentário, foi mais um desabafo, eu sei...

Beijinhos :)

 
At 5:13 da tarde, Blogger Andorinha said...

Tão fofa!
Há sinais, sabias? :)
Beijos!

 
At 6:01 da tarde, Blogger Maríita said...

Eu tive uma educação religiosa com tudo o que isso arrasta, no entanto, mesmo agora que tantas reticências tenho face à actuação da Igreja Católica, nunca deixei de acreditar em Deus. A educação católica é importante por diversos factores, os principais são dois e simples de explicar:
1- Sensação de pertença, isto é, a criança sente que pertence a um grupo em que todos falam uma mesma linguagem, independentemente dos amores e desamores próprios de cada idade.
2- Cultura. A Cultura europeia, e a portuguesa em particular, estão cheias de referências religiosas, mesmo que não queiras que a tua filha tenha um educação religiosa, esta é importante para a compreensão de determinados comportamentos no seio da sociedade portuguesa.

Beijinhos

 
At 7:26 da tarde, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Só que as crianças vêem muito mais coisas do que aquelas que pensamos! Boa semana...

 
At 10:24 da tarde, Blogger Grilinha said...

Minha querida

Não vejo nada de mal nessas atitudes. Sabes a igreja cotólica tb não ensina própriamente coisas más, por mais que não concordemos com muitas outras coisas.
Deve ter ficado mesmo querida a "rezar"....Beijinhos

 
At 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A minha sobrinha desde os 2 anos q n entra numa igreja, pq diz q se recusa a vÊr Jesus na cruz em dor e sofrimento! Nunca ninguem lhe falou em tal coisa, nem eu nem nenhum dos meus irmãos tem sequer a 1ªcomunhão. Igrejas para nós, só de visita mesmo ou qd alguem se casa e temos mesmo q ir. Como é q se explica isto?! Pois não sei...eles lá sabem do que falam! :))

 
At 1:04 da tarde, Blogger vf said...

Olá,
a pior coisa é constactar-mos que no meio dos grupos da paróquia uma grande percentegem de gente é falsa,prepotente,e tem o rei n barriga não é ?
Gostei imenso do blog,parabéns.

 
At 11:05 da manhã, Blogger Lígia said...

As crianças absorvem com muita facilidade as coisas que dizem respeito à religião, não é por acaso que começam com a catequese muito cedo. Só te posso dizer que me enche de ternura essa reacção da tua filhota e mais não digo ou não me calava :). Beijocas

 
At 10:09 da tarde, Blogger Unknown said...

Mais importante que rituais e orações aprendidas de cor, é um coração sincero que experimenta o amor de Deus. É por isso que Jesus diz: "Deixem vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino dos céus".
Gostei do blog!

 

Enviar um comentário

<< Home