Divorciadas, sim! E depois?

Alguma coisa contra mulheres com filhos, sozinhas no mundo e cheias de coragem?!

quarta-feira, outubro 11, 2006

Isn't it ironic? Don't you think?

Por uma questão lógica, de coerência e de razoabilidade informei o pai da minha filha acerca de uma reunião de Pais que iria acontecer no Colégio da rainha. Era mais uma palestra proferida pela psicóloga da Escola (não tanto uma reunião "normal") mas achei importante estarmos os dois presentes.
A disponibilidade foi, como é hábito, imediata. Que claro que sim, lá estarei, a que horas é. Não fiquei surpreendida. Ele é de facto muito disponível e muito predisposto nestas coisas. Mas facto é que, dez minutos antes da bendita reunião começar, recebo uma mensagem no telemóvel a dar-me conta que, lamentavelmente, estava retido numa reunião e não poderia estar presente. Que depois me ligava para eu lhe contar como tinha sido.
Contei até dez (ou onze, não me recordo bem... ok, talvez doze), limpei a canseira dos olhos desta coisa de ser mãe-sozinha-com-um-ex-marido-que-tem-a-mania-que-é-muito-presente e fui para a reunião.

Ligou-me à hora de jantar. Ficou super triste por não ter conseguido ir. Não pediu desculpa, obviamente. Era trabalho, e trabalho é trabalho. (ainda bem que eu sou desempregada, desocupada e sem muito que fazer na vida, hã?)
Não estou zangada. Nem sequer decepcionada. estou só assim com uma sensação engraçada de "isto vai ser mesmo sempre assim, não vai?"
E ontem senti que o meu suspiro se ouviu em Gibraltar.
Foi profundo e expeliu este meu vazio de "Afectos na Família Nuclear" que, ironicamente, era o tema da Palestra que a psicóloga apresentou.

25 Comments:

At 2:28 da tarde, Blogger Miguel said...

Aqui vai um afecto amigo:
:)

L.

 
At 2:38 da tarde, Blogger Eumesma said...

Pois, pois e mais pois...:-(

Acho que ás vezes é mesmo isso que chateia, seja antes ou depois do divórico, é constatar que nada muda, e é isso que provoca um desgaste do tamanho do mundo...
O contar mes após mês, ano após ano com as mesmas coisas, desejando tudo , mas tudo mutio diferente...

Há quem se resigne, mas eu pessoalemnte tenho este defeito que é o de não aceitar com facilidade as coisas que estão mal na vida...não desligo com facilidade....grrrrrrrrr

Bem, mas e porque me estou a desviar da pessoa em causa que és tu, só te posso mandar mesmo aki do mundo cibernético, deste lado do monitor, uma ganda dose de paciência...:-)

Bjs

 
At 3:02 da tarde, Blogger pt said...

Eu adoro... e adoro os "afazeres profissionais" inadiáveis e as 3 semanas de férias ("preciso mesmo de descansar")- estas não aceitei, era só o que mais faltava!!! adoro os pais que afinal queriam ser tios, adoro... é mesmo isso: paciência e estupidez natural, de resto não vale a pena!

 
At 3:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A situação que descreves acontece tanto com pais separados como com casais, entre irmãos, entre amigos. Há dias deixei uma amiga pendurada para vermos uma casa que ela vai alugar e me pediu opinião, porque a minha reunião de trabalho se prolongou.
Não quero de forma alguma magoar-te ou minimizar dor, mas não considero esta uma situação anormal... desculpa, é a minha opinião.
Felicidades

 
At 3:35 da tarde, Blogger OFyT said...

Um Sorriso Bem Grande:-)
Existira sempre um que se esforça mais.Um bem haja pela presença!

 
At 7:37 da tarde, Blogger Maríita said...

Vai, vai ser sempre assim, talvez por isso convenha que interiorizes que a família nuclear és tu e a MA. É duro, mas de futuro facilita-te a vida.

Beijos amigos

 
At 9:11 da tarde, Blogger Anne Marie said...

Olha, não tenho experiencia de filhos mas de ex-maridos sim-não, tenho (aqueles que dizem sim mas fazem não)... é uma chatice, cansativo até mais não...
Mas a ideia é integrar que são mm assim, não se pode contar muito com eles. E acredito que até se esforcem... mas não chega.
Tem calma, olha que até há homens sim-sim e não-não...
Beijinhos!

 
At 9:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O facto de ele não ter ido à reunião, só o prejudicou. Quem ficou a perder foi ele.
A minha filha já é crescida e a relação que ela tem com o pai (ou não)foi ele que a construiu. Agora está a sofrer as consequencias. Todas essas ausencias, a falta de interesse não assumido, o pai preocupado para os amigos verem, o pai dos fim-de-semanas obrigatórios, da miserável pensão de alimentos de 75 euros mensais e certos... são as causas de uma relação que não existe. E quem sofre é o pai, pq ela tem mais que fazer...
Por isso pensa é na tua filhota, da-lhe todo o amor, o teu, o dele e o do mundo.Tenta sempre que ela sofra o menos possivel. Ele que se lixe.
A indiferença que eu tenho pelo pai da minha filha é tão grande que nem me lembro que ele existe, só quero é que não me chateie a mim e a ela.

 
At 10:34 da manhã, Blogger Pandora said...

oops, será que o teu ex é o meu ex???
;))
Até a minha prima com 14 anos fez um certo dia o seguinte comentário: "para pai ausente está muito presente". ADOREI! A simplicidade como ela descreveu o tipo de comportamento habitual, não estão lá, o trabalho deles é sempre mais importante que o nosso, mas depois para virem dar bitaites ou até criticar-nos, do alto da sua imensa sabedoria de quem nunca esteve sequer 1 dia SOZINHO com o filho, estão sempre prontos!

Caga nisso! Eles só perdem por serem assim.
(desculpem a expressão)

 
At 11:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois a minha experiência diz, e eu não sou divorciada,que normalmente os homens encaram a profissão como prioritária na vida deles.
Os filhos, são "responsabilidade" da mãe que vai às reuniões de pais na escola, na catequese, nos escuteiros, etc. e que depois quando chega a casa faz o relatório ao marido que "trabalhou arduamente" e muitas vezes nem dá 100% de atenção ao que dizemos.
Depois é vê-los a tagarelar entusiasmados com os amigos acerca da vida dos filhos como se fossem pais activos. QUE RAIVA!!!!!
FATIMA

P.s.Segundo observo o numero de mães nas reuniões de pais, é SUPERIOR, ao dos pais!
Porque será?

 
At 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Porque será?
Vamos lá ver, ora será porque as mães quando as criancinhas nascem têm para si que apenas elas, e só elas, é que sabem cuidar dos rebentos, e depois se os pais dizem algo em contrário, -Ai que estou depressão pós parto, ai que tu não percebes nada do assunto, e tal e coisa.
Será que as mães, aconselhadas pelas outras mães, fazem e desfazem sem nunca perguntarem ao outro, sim esse o pai, o que ele acha das fraldas, do leite, dos biberões, da papa, da roupa, nah eles só pagam as contas e mesmo assim é um favor que lhes fazem.
Então será por isso que quando existe a necessidade de ir a uma reunião de algo que tenha a ver com os filhos, que o tal do pai, muitas das vezes tenha de ficar a trabalhar para pagar esses contas das quais nem achado é?, será que é um dos motivos, ou será ainda que a mãe porque é mãe tem, e isto é um preconceito da nossa sociedade, mais facilidade em dizer ao chefe que vem mais tarde ou sai mais cedo, para ir a uma reunião dos filhos, não se passando isso com os pais (homens claro), esses e muitos outros serás podiam estar agora aqui a responder a isso, mas deixo á vossa consideração.
Com isto não quero dizer que temos sempre desculpa, nem que devemos estar ausentes e deixar toda a tarefa para a mãe, no entanto devem colocar a mão na consciência e ver com olhos de observador exterior (sei que é difícil mas tentem). Depois vejam se muito do que colhem agora não tem origem nestes será que....
Atenção que eu não me estou a pronunciar sobre o caso da Div_issima, nada disso, no final cada um tem de analisar e ver o que fez e por fim receber aquilo que plantou.

 
At 1:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E quando um Pai quer estar presente e ter a responsabilidade de ser Pai e não lhe é dada essa possibilidade? Quando apenas tem direito a ver o seu rebento na escola, e mal, nem o fim de semana decretado pelo tribunal é cumprido, pois uma Mãe conseguiu fazer a cabeça de uma Criança para que isso fosse mm assim? Quando eu próprio me ofereço dezenas de vezes para passear, para comprar isto ou aquilo, tal como coisas para a escola, e isso me é negado para dp poderem dizer que eu não quis saber? Quase que tenho que implorar para poder fazer alguma coisa? Quem liga a todos os fins de semana que vou a casa da Mãe para dar um simples beijo e sou recebido aos gritos (gritos mm)por lá ter ido? Porque será que eu apenas tenho uma comunicação (e mm assim nem sempre) de um facto consumado? Como Pai não tenho o direito à opiniao? Porque sou acusado de telefonar 3 ou 4 vezes por dia para saber como está minha Filha? Saio do emprego muitas vezes, faço nao sei quantos quilometros até à escola para estar um minuto com minha Filha. Um minuto! E não é força de expressao, é mm um minuto! Mas saio do emprego as vezes que for preciso para estar esse minuto. Pq será que nunca me é reconhecido o esforço e sp sou acusado de ser mau Pai? Nunca falhei com nada, nunca! E neste momento até estou proibido de ir a casa do meu tesouro, proibido pela Mãe.
Pq para a Mãe é visto como uma forma de derrota não ter o protagonismo de tudo? Se eu digo que levo minha Filha a um sítio diferente não posso, tem que ser a Mãe a levar, pois a Mãe não conseguiria aceitar que tinha ido com o Pai e não com a Mãe.

Não quero com tudo isto dizer que não tenhas alguma razão no que dizes, mas será que no meu caso (que nunca deixei de fazer nada pela minha Criança, fosse por que motivo fosse - nada de reunioes, disto ou daquilo) terei sp que ser acusado de fazer tudo mal, e tendo perfeita noçao que faço bem?

E havia muito mais a dizer muito mm, mas nao vale a pena. Vou apenas esperar que minha Filha cresça e ver que de facto o Pai não é como lhe "pintam". E no fundo ela já sabe, diz-me isso nos raros mas bons momentos que estamos a sós

 
At 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

continuação

Porque a Mãe so liga o telemovel à noite (e mm assim nem sempre) para eu poder falar com minha Filha? Pura maldade! Raiva interiorizada de quem não está bem com a vida.
Eu podia aceitar que fosse assim tratado se nao quisesse saber, se nunca estivesse presente, se nao desse um telefonema sequer. Mas não! É o contrario, apareço em casa e nao tinha nada que aparecer, telefing the ball...
and i caught it
and then i was trying to balance myself..
and brander na swiped off the ball at the last minute
not fair!!
cos after that we tied
and we got one last ball to see who scored first
and they did.
kimmie said she wanted to go in front to defend
but someone called her back
who is it?
we dunno...
sigh...
oh yeah
and brander na slapped kimberly!!
wat the he**?
as in not in the face
but by the side of the mouth
and now kimmie is damn pissed.
yes she is.
woa.

but seriously i thought brander na was really very bad
reallly.
seriously
shall not go into details though...

u noe
there was this ball
i caught it
but it was only clinging on to my finger
and not the palm
and so
with the advantages of my long nails
i managed to dig my nails in
and bring it back
whee~~
hooray for my long nails
see keeping long nails are goody good
think the ball has got lots of the finger marks
oh and

 
At 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

continuaçao ... obrigatoria :)

Nao sei porque metade do meu comentario foi traduzido. Por acaso tive alguma dificuldade em comentar, pois o blogger estava um pouco lento e atrofiado...mas enfim, a ideia principal esta´la

 
At 11:03 da tarde, Blogger DIV de divertida said...

Lamento mas tb axo que vai ser assim para o resto da vida. aliás, se assim for, já não tás mal...
beijo cheio de afecto cá da tia.

pt:
amei a cena do pais que afinal queriam ser tios!
posso um dia pegar nessa noção e fazer um post? tá fenomenal.
amei mesmo!

 
At 9:50 da manhã, Blogger Xana said...

Infelizmente há e haverá sempre histórias muito pouco dignas sobre este assunto. É pena. E é pena porque na grande maioria das vezes são jogos sórdidos cujo objectivo é sempre magoar o(a) outro(a) usando-se os filhos como joguetes. O que é triste é que no meio de tantas guerras as crianças vão crescendo e quando se dão conta, esses pais e essas mães perderam o privilégio de acompanhar (e contribuir para) essa maravilha que é o crescimento de uma criança!

 
At 11:36 da manhã, Blogger pt said...

claro que podes, apesar da expressão originalmente ser de uma amiga minha em relação ao pai do meu filho... e as férias com a namorada, quando só esteve 3 dias quase obrigado com o filho, comprovam-nos, mas depois apareceu na escola sem avisar a mãe porque "tinha muitas saudades dele", sim, mas férias é com a namorada, não é com o filho... enfim, no fundo acho que a Xana tem razão - "esses pais e essas mães perderam o privilégio de acompanhar (e contribuir para) essa maravilha que é o crescimento de uma criança!"

 
At 11:58 da manhã, Blogger GE said...

O teu ainda diz que vai e que quereia mto ir, o meu nem mosta interesse. Então quando ele fica doente e eu lhe peço para ficar com ele em casa ( não posso ser sempre eu a faltar) ele responde me que só pode faltar se avisar com antecedência. Gostava de saber quem é consegue saber previamente que vai ficar doente ??!?
Enfim, acho que pais ou mães, como em tudo na vida, há os bons e os maus.
Bjinhos

 
At 12:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A Santa Madre Igreja dá esses conselhos todos de borla...

 
At 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também há pais que ficam com os filhos depois da separação. É raro, mas acontece. Neste caso, a mãe é uma mãe ausente e distante por opção. O pai desdobra-se entre 2 empregos para pagar renda de casa e colegio. A mãe nem pensão paga, foi a condição imposta por ela para entregar os filhos ao pai (visto que o Tribunal continuava a dar a custódia à mãe). O pai aceitou, claro! Com mais ou menos sacrifícios, ele sabe que é quem melhor cuida e educa as crianças. A mãe nem sabe se os filhos passaram de ano. O pai estuda com eles todos os dias, apesar das limitações óbvias de quem só tem o 5.º ano.
Sacrifícios todos fazemos, uns maiores outros menores, normalmente proporcionais aos erros que cometemos na vida. Porque ter um filho é principalmente condená-lo ao pai/mãe que somos e ao pai/mãe que escolhemos para ele.

 
At 5:27 da tarde, Blogger Paula said...

Depois de andar a saltitar de blog em blog vim parar aqui ao vosso cantinho magistral. Gosto. Muito mesmo. Vi-me quase obrigada a ler o vosso arquivo. Vou passando por aqui para saber das vossa novidades, não prometo que post porque não gosto muito de me intrometer. muitos beijinhos

 
At 7:46 da tarde, Blogger Susana said...

Vim cá parar assim por acaso e gostei muito, acho que todas as mulheres deviam ter essa coragem, toda e essa força e boa disposição que demonstram apesar das dificuldades! Parabens!

bom fim de semana
:)

 
At 10:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hoje vim parar a este blog por acaso e gostei imenso.
Como eu me identifico com todas estas situações, só que com uma pequena diferença é que eu sou mae de 4 crianças todas do mesmo pai.

Eles(homens) adoram as desculpas das reunioes e dos compromissos profissionais para justicar o que não tem justificação.O mais curioso no meu caso é que os afazeres profissionais prolongam-se sempre pelo fim de semana.As viagens de negocios 2, 3 vezes por mês começam sempre á quinta feira e prolongam-se sempre até segunda. Há mais de um ano que não aparece em qualquer reuniao da escola, nem sabe com que notas terminaram o ano passado.
Só quer estar com eles quando lhe apecece e nunca quando é preciso,mas depois queixa-se que a filha mais velha nem sequer quer falar com ele muito menos estar com ele, mas a culpa é minha porque sou eu que lhes faço a cabeça...
Não há nada a fazer, o planeta deles é muito diferente nosso!

Um grande beijinho de solidariedade

 
At 6:51 da tarde, Blogger Unknown said...

Muito bom , já utilizei sem autorização lolo .. sou virgem !

 
At 2:38 da tarde, Blogger Unknown said...

Situações complicadas... enfim!!!
Ironias do destino!!!
Bjs

Isa

 

Enviar um comentário

<< Home